quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Justiça

José Maria Marin, ex-CBF, é daqueles que rouba até medalha em evento público. Um destes elementos em que o dinheiro, a impunidade, a longa carreira de crimes contra os cofres públicos, deu poder, influência, ousadia, e vida boa, algo muito comum nos criminosos nacionais do colarinho branco. Marin, aos 83 anos, foi preso na Suíça, durante um evento da FIFA. E não saiu mais da prisão. Agora, vai ser extraditado para os EUA onde será julgado.  É assim que a Justiça deve funcionar. Fosse aqui no Brasil já teriam apelado para a idade, os jornais trariam logo que ele sofre de hipertensão, espinhela caída, ou qualquer doença para despertar nossa coitadismo e sentimentalismo barato, fazendo com que fosse logo solto. Foi assim com Juiz Nicolau, com Maluf, entre outros. Criminoso rico, por aqui, só cumpre pena em domicilio e, se for idoso, fica inimputável, embora tenha juízo suficiente para roubar, matar e tudo mais. Mais que impunidade, esta é uma questão conceitual da lei e de nossa leniência moral.  Por isto só restar torcer para a cavalaria americana chegar a tempo de punir o bandido.

Famíglia
Assim como as vacas, na Índia, são sagradas, por aqui, transformaram filhos de políticos em vacas indianas.  Roubar o país de todas as formas é compreensível; investigar suspeita de roubo em familiares de ex-presidentes é sordidez.  Evidente que se o filho de Lula deixou de ser monitor de zoológico e se tornou um grande empresário durante os mandatos do pai alguma coisa está errada e o possível tráfico de influencia deve ser esclarecido. Não existe, salvo loteria, enriquecimento atômico. Ou, no caso, telefônico, veicular, bovino...

Corrupção
Por mais delirante que seja o cidadão, por mais que apele ao sofisma ou auto-engano para dizer que só aparece mais corrupção porque se investiga mais, não é possível que se deixe enganar de forma tão radical pelo governo atual, envolvido nos crimes do mensalao e ou petrolão. O governo petista sistematizou a corrupção, reduziu seus mecanismos de controle, glamourizou o enriquecimento ilícito e entregou uma sociedade de princípios morais rebaixados, ao futuro.
   
UFRB
De falta, passamos a oferta excessiva de terrenos para a UFRB. Cada empresário, certamente, com uma oferta mais atrativa para doação. A Sociedade precisa ficar vigilante para que o terreno escolhido seja o que melhor contribua para o desenvolvimento da cidade, que esteja contextualizado dentro do PDDU, com menor custo de infra-estrutura e analisado dentro do papel que uma Universidade desempenha onde é instalado. As ofertas devem ser colocadas publicamente para que aí se tenha uma clareza de área e condições melhores. 

UEFS
A Universidade continua fechada. Não veio a público escancarar seus dados, mas apenas repetir a cantilena de mais verbas. O Reitor Evandro, verdade seja dita, tem sido educado na posição de gestor da galinha pulando que recebeu. Fica a impressão que faltou planejamento estratégico, que podem ter sido feitas escolhas equivocadas que sobrecarregaram a instituição.  A Tribuna Feirense está enviando uma série de perguntas a serem respondidas pela UEFS tentando colocar mais clareza nos seus misteriosos recursos. 
Lagoa Grande
Quem passa pelo Dique do Tororó, em Salvador, ou vai ao Parque do Ibirapuera, em São Paulo, consegue perceber a importância de ter parques e preservar lagoas na cidade.  A luta pelo Parque da Lagoa Grande foi intensa e, agora, quando a magnífica obra entra na reta final nós comecemos a perceber o incrível impacto que terá no cotidiano da cidade. Com ou sem os jacarés (oh bichos feios).  O setor de urbanismo da Prefeitura pode, inclusive, elaborar perfil de fachadas e edificações que podem ser construídas ao seu redor, garantindo um perfil de lazer e turismo ao seu redor.

Lagoa Salgada
Finda uma, começa-se outra. A salvação da Lagoa Salgada. Vamos ocupá-las feirenses antes que algum invasor imobiliário o faça. 

Surrealismo
É escandaloso e surreal descobrir que 1/3 (7 de 21) dos componentes do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados responde a processos no STF. Os alvos dos inquéritos são os mesmos que vão julgar as infrações dos colegas. Nem a raposa tomando conta do galinheiro poderia esperar tanta facilidade e cinismo.  Cobrem vergonha!

Desarmamento
A bancada da bala, sem pudor, aprovou a escandalosa proposta de revogação do Estatuto do Desarmamento, relatada pelo deputado mineiro, do PMDB, Laudivio Carvalho.  A redução de 25 para 21 anos de idade para ter uma arma é injustificável. O porte de arma para deputados e senadores é uma destas vocações aos privilegio que faz parte dos vícios da casa. O incrível, no entanto, é que o projeto autoriza porte de arma até para quem já foi condenado. Esperemos que o plenário iniba a barbárie inútil.  Fiquem de olho. 

Morro de São Paulo-Cairu

Na mesma semana em que publiquei as fotos do lixo acumulado em Morro de São Paulo a prefeitura de Cairu anuncia uma Sala Verde onde serão distribuídas orientações sobre preservação ambiental, durante o Festival de Morro. Ou o prefeito não lê os folhetos que seu governo distribui, não pratica o que ensina, ou o cinismo é algum programa de governo municipal. 

Nenhum comentário: