quarta-feira, 11 de novembro de 2015

POPULISMO


O ex-presidente Lula insiste em discursar para os ignorantes e alienados. Então, zomba, com muito escárnio, das suspeitas que têm sido levantadas contra ele e parentes, sempre numa linguagem que beira o chulo. Bem, do jeito que as coisas estão hoje, com milhões voltando à miséria e outros tantos milhões desempregados, acho uma estratégia perigosa e que, aqui para nós, já está ficando anacrônica. Veremos...


E tanto fizeram que liquidaram com a estabilidade gerada pelo Plano real.

Em pouco mais de dez anos, implodiram o Plano real
Não me venham falar de conjuntura internacional, crises mundiais e coisas que tais. Sejamos objetivo: o populismo rasteiro embutido em praticamente todas as ações do governo federal, na última década, foi a principal causa da implosão do Plano Real.
A duras penas, e numa atitude histórica do então presidente Itamar Franco, o Brasil saiu de uma inflação que beirou os três dígitos MENSAIS e passou a conviver com uma moeda estável.
Aí, vieram as manobras fiscais, o incentivo irresponsável ao consumo mediante isenções de impostos (alguém tinha que pagar isso), até a explosão da imensa bolha, este ano.
Caiu por terra o castelo de cartas que alardeava uma “nova classe média” e o que se vê, hoje, é desemprego, miséria e inflação na casa dos dois dígitos.
O pior é que para sair deste buraco vamos ter que conviver, no mínimo, com mais uns dois ou três anos de recessão. Aguentaremos?

Bagunça e perigo no mar (I)
Antigamente, quando alguém saía para m passeio de barco, escuna etc., sentia-se aliviado por ter deixado, na costa, um inferno de trânsito irresponsável, com motoristas e motoqueiros fazendo misérias e colocando a vida de todos em risco.
No entanto, hoje, o mar está tal e qual a terra, por conta de lanchas e Jet skis pilotados, muitas vezes, por gente maluca.

Bagunça e perigo no mar (II)
Nem mesmo ficar longe da estupidez do som altíssimo com músicas de péssima qualidade, o navegante consegue.
Hoje, há festas com palco no mar e, pior, escunas eu abrem todo o volume do som tocando umas porcarias de dar dó.

Bagunça e perigo no mar (III)
Bem, é chegado o momento de a Capitania dos Portos realmente agir, patrulhando a Baía de Todos os Santos e punindo severamente aqueles que bagunçam, inclusive nos perigosos Jet skis.
Repito: é necessária uma ação forte, para colocar ordem nas coisas.

Esta coluna errou
Recebo de alguns leitores mensagens corrigindo um erro que cometi nesta coluna, na edição de anteontem.
Ao falar sobre a trajetória da imensa enxurrada de lama proveniente do rompimento de barragens em Minas, disse que ela estaria chegando à cidade de Correntina, no Espírito Santo. Nada disso: Correntina é cidade baiana, e quem está recebendo a lama, no nosso vizinho Espírito Santo, é Colatina. Perdão, leitores.

Nenhum comentário: