segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Centro de Cultura da Uefs promove recital com o pianista Paulo Godim

O Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) realiza o Projeto Sala de Concerto Lídia Azevedo com apresentação, aberta ao público, do Recital ‘Trajetórias Sonoras’, com o pianista Paulo Gondim. Nesta segunda-feira, às 19h30, haverá abertura do Projeto no Teatro do Cuca, com o Duo de Violino e Piano e o Quarteto de Violão (PorQu4tro).
Na terça-feira, o Projeto vai ao Campus da Universidade Estadual de Feira de Santana, às 9h, no Auditório do Módulo 7, com mesa-redonda sobre ‘Panorama do Ensino de Arte na Educação Básica’. Às 15h30, no mesmo local, haverá o workshop ‘Harmonia Prática’, com Paulo Gondim.
Francisco de Paula Gondim, natural de Fortaleza (CE), iniciou os estudos de piano com sua irmã Suzana e posteriormente com os professores Aurélia Menezes Orlando Leite. Graduou-se em piano na UFBA sob a orientação de Sebastien Benda, e especialização com Pierre Klose.
Atuou como professor na Escola de Música da UFBA (1959 – 2004), como tenor solista do Madrigal da UFBA, pianista recitalista, camerista e solista da Orquestra Sinfônica da Bahia. Desde 1975 atua como professor do Instituto de Música da Universidade Católica do Salvador (IMUCSAL).
Participou de festivais, cursos e tournées de recitais no Brasil e nos Estados Unidos, onde realizou recitais em Albany, New Platz e lançou o CD Family Album em Woodstock, Nova Yorque.
Dedicando-se à pesquisa e divulgação da obra de sua mãe, Maria de Lourdes Gondim, revisou, editou e lançou algumas das obras dela no álbum de partituras Valsa, Choros e Tangos (1997). Ele já realizou inúmeros recitais apresentando suas composições, bem como as de sua irmã Margarida Gondim. Recentemente editou e publicou o álbum de partituras 4 Peças par Piano de autoria de sua irmã.
Gondim vai do erudito ao popular com a simplicidade e profundidade característica da sua personalidade. Em 2004, recebeu o prêmio de Melhor Instrumentista do II Festival de Música da Educadora FM 107,5. Em 2006, gravou o CD Puro Prazer com obras de sua autoria. Tem composto várias peças para piano já impressa nos álbuns que vem lançando: 3 Peças para Piano(1997), 5 Peças para Piano (2003), Trajetórias Sonoras I (2006) e Trajetórias Sonoras II.



Nenhum comentário: