segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Nova obra de Germano Machado lançada em Feira de Santana nesta terça-feira

Um dos mais atuantes pensadores baianos, intrinsicamente filosofo, o que significa: pensar, agir, viver como tal, escritor, jornalista, fundador do Círculo de Estudo, Pensamento e Ação (CEPA) movimento educativo- cultural, surgido há 64 anos, o soteropolitano Germano Machado, que enriquece as prateleiras dos leitores de gosto apurado, com 17 livros publicados, estará em Feira de Santana nesta terça-feira (17), para lançar sua mais recente obra “A Longo Prazo - diário estético filosófico”, às 19 horas, no Museu de Arte Contemporânea (MAC).
No livro, editado pelo CEPA, com introdução do sociólogo e poeta colombiano Tarsício Forero, orelhas do escritor Luiz Ademir de Souza, posfácio de Geraldo Coni Caldas e epilogo de Couto Coelho, Germano Machado “exprime profundo conteúdo psico-filosófico-social através de perguntas e respostas efetivamente definidas com todo o humanismo de homem cultor das artes e das letras, ora com linguagem simples e natural, ora mais depurada, sempre coloquialmente , em respeito à técnica e dinamismo do entrecho diário-observação-vivência, um grande conto em romance de ideias”, diz Luiz Ademir sobre a obra.
Para o poeta colombiano Tarsicio Forero, trata-se de “um livro mimético, que em ocasiões, se apresenta como um diário, não é um recipiente fechado onde se joga a tremula confissão, onde se regista a minúcia egoísta, a preocupação intranscendente.  
Não é complacência. Ao invés de diário, que eu preferiria chamar de “lembrário” é um lugar íntimo, verdade, porém não fechado. É um lugar aberto onde Germano Machado espelha o universo, desde a estrela aparentemente fixa em face à janela, obsessiona-se em fulgores verdes e azuis, até a usina nuclear na Bahia, passando pela guerra do Vietnã e o arquétipo kierkegaardiano de Abraão”.
 No posfácio diz Geraldo Coni “O filósofo Germano Machado mente-e-corpo com mãos que escrevem ofertando convicção. Contista, poeta, escritor, jornalista, e ainda psicólogo congênito, sempre a contemplar e a completar-se em um mundo submerso que ele levanta para existir e todos precisam ver, viver e amar existindo”.


Nenhum comentário: