terça-feira, 17 de novembro de 2015

Sem bola de cristal no mundo da bola

        
 Eu disse, quando estes torneios se iniciaram, que o Chile seria campeão da Copa América e que o Corinthians seria o campeão brasileiro. O futebol é um jogo de cartas marcadas. Vamos aos números: O Chile confirmou o que eu disse e o Corinthians só precisa de mais um pontinho, ou talvez nem precise, para ser campeão. Das 20 equipes na primeira divisão,18 são das regiões Sul e Sudeste, sendo que três estão na zona de rebaixamento, fazendo companhia ao Goiás, que é do Centro Oeste. O Sport, único do Nordeste, já esteve algum tempo no G 4, mas, se não se cuida, também ia pra “zona”. Hoje ocupa a 7ª posição. O Vasco, está na Zona e joga nesta quinta com o Corinthians que é uma equipe bem superior, mas pode vencer o jogo, porque tudo será feito para que o tradicional clube carioca volte à segunda divisão. Alguém duvida? Na série B estão oito equipes do Sul/Sudeste, dos quais dois já asseguraram vaga na “primeirona” (Botafogo/RJ e América/MG). Quatro do Nordeste ainda brigam pelas duas vagas restantes. Significa que dois nordestinos se unirão ao Sport no próximo ano na “primeirona”. Destes, um, dois ou até três deverão ser rebaixados no próximo ano, porque os homens que mandam no futebol brasileiro não suportam mais que dois times do Nordeste na primeira divisão. Não precisa de bola de cristal para entender e antever estas coisas, basta observar. Quem viver verá.


Lei Seca
            Sem armas, sem munição, sem viaturas, sem equipamentos de proteção, sem qualificação e especialização em defesa pessoal, sem salários decentes, sem moradia, sem escolas para os filhos, ou seja, totalmente despreparados para exercer suas funções básicas, a Polícia Militar (leia-se, seus mentores políticos e lideranças dos quarteis) se apega a factoides e estatísticas para aparentar estar fazendo alguma coisa para conter a violência que assola não só Feira de Santana, mas todo o País. Mas, não adianta apontar números que indicam redução de homicídios na cidade, porque são apenas os bandidos que estão se matando. E não adianta importunar os cidadãos que estão bebendo a sagrada “cervejinha” dos finais de semana, porque não são eles a maior causa do morticínio e dos assaltos e roubos diários na cidade. Pessoalmente, sou contra a mistura de álcool com direção, porém, o cerne do problema não está aí. E também, sem um trago no fim do dia não dá pra aguentar a situação, porque até o futebol (o ópio do povo) já não ameniza a dor como antigamente.

ADAB
            Está sendo veiculada nos meios de comunicação uma propaganda do governo do Estado, orientando os criadores a vacinar os seus rebanhos contra a febre aftosa. Até aí, tudo bem, mas a piração está no fato de que governo recomenda que os produtores devem “procurar um escritório da ADAB”. Mas o governo não extinguiu a ADAB? Há cerca de um mês uma representante do governo, falava à Imprensa sobre as reclamações dos (ainda) funcionários da ADAB de que estavam realizando obras nos escritórios com eles dentro, questionou: “O que eles estão fazendo lá? A ADAB foi extinta”.

ACM Neto
            Não tenho conhecimento de nada que o político em questão tenha feito por Feira de Santana. Creio até quem nem ele mesmo sabe, porque nunca veio buscar o título de Cidadão Feirense que nossa briosa Câmara Municipal lhe outorgou. Agora fico sabendo que aquela mesma Casa de Tolerân, digo, Legislativa, lhe concedeu também a Comenda Maria Quitéria. Quando me lembro que alguns “amigos” tentaram me convencer a aceitar uma (des) honraria da Câmara eu não sei se rio ou choro.

*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_

Por hoje é só que agora eu vou ali avisar à polícia que eu não bebo mais nem dirijo, portanto, não percam tempo comigo.

Nenhum comentário: