domingo, 1 de novembro de 2015

MAIS UM


Podem preparar sua indignação. Para quem já se revoltou com mensalão e petrolão, vem aí mais um grande escândalo, onde o volume de dinheiro envolvido em corrupção deve deixar os dois citados na lanterna. Trata-se de mais um “ão”, deste vez os fundos de pensão. Há muito mais lama nisso do que pode imaginar nossa vã e inútil honestidade.


Esse horror que o governo encampou e tentou aprovar foi rejeitado  por 193 votos contra 175 (Carlos Chagas)

Repatriação de dinheiro é aval para a ladroagem
Sem maiores delongas, vamos ao artigo de ontem do sempre vigilante jornalista Carlos Chagas:
“Na noite de quarta-feira a  Câmara  evitou um dos maiores escândalos da temporada, ao adiar a votação do projeto do governo, emendado por deputados energúmenos, que autorizava a repatriação de dinheiro ilicitamente depositado por brasileiros em paraísos fiscais do mundo inteiro. O texto inicial já fazia vergonha ao permitir a legalização de bilhões de  reais e de dólares  remetidos ao exterior sem informações à  Receita Federal, decorrentes de sonegação fiscal, evasão de divisas e lavagem de dinheiro. Bastaria aos vigaristas responsáveis pelas remessas  retornadas pagar uma taxa não superior a 35%  para serem anistiados e não responderem a processo.
Pois o projeto ficou mil vezes pior  quando o relator da matéria  acrescentou emenda  autorizando   a repatriação de dinheiro resultante de “caixa dois, descaminho, falsidade ideológica e formação de quadrilha”. Também determinava que as informações  não poderiam ser usadas nas esferas criminal, administrativa, tributária e cambial para fins de investigação e processo. Multiplicava a anistia e premiava os ladrões, inclusive os investigados e os já presos da Operação Lava Jato.”

Ainda sobre a repatriação
E conclui Chagas: “Esse horror que o governo encampou e tentou aprovar foi rejeitado  por 193 votos contra 175.  Até a base aliada forneceu 76 votos para derrotar a proposta.
Não está afastada a hipótese de a lama tornar-se lei, pois voltará a ser votada na próxima semana, quando o palácio do Planalto tentará virar a opinião de seus dissidentes.
A gente fica  pensando como quase transformaram a Câmara  na caverna do Ali Babá. A resposta é  simples: dos 175 deputados favoráveis à tramoia, quantos tem dinheiro criminoso depositado lá fora? Mais da metade?”

Marin negociou grana com EUA (I)
E para seguirmos na seara das citação, vejam o que diz o grande Hélio Fernandes, do alto dos seus mais de 90 anos
“O ex-presidente da CBF, José Maria Marin, está preso há seis meses na Suíça. Há quatro meses revelei textualmente: ‘É o único que negocia com a polícia dos EUA para ser extraditado’. Motivo: tem um excelente apartamento em Manhattan, tentaria ficar em prisão domiciliar, muito diferente da que está agora. Estranho, mas nada surpreendente: os americanos concordaram, mas exigiram cinco milhões de dólares.”

Marin negociou grana com EUA (II)
E conclui: “Marin concordou imediatamente sem o menor protesto. A própria polícia americana, que investigou todo seu passado e sabe que ele jamais trabalhou, aceitou, claro, mas se olharam, perplexos. De qualquer maneira, continuará respondendo ao processo, podendo ser condenado a mais de dez anos de cadeia.”

O português no lixo
É estarrecedor ouvir certos repórteres e locutores de televisão, inclusive em nível nacional, com tremendos erros e vícios de linguagem, nos mais “nobres” telejornais.
Por exemplo, ENXURRADA virou “ENXORRADA”, com “O”.
O verbo estar foi extinto e agora é tudo “tão”, “tamos”,”tá” etc. Citei apenas a ponta do iceberg. Brevemente voltarei ao tema.

Nenhum comentário: