quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

HAJA CADEIA!

Uma curiosidade: o Brasil tem a terceira maior população carcerária o mundo (cerca de 711.500 presos, levando em conta 148 prisões domiciliares), só perdendo para a China e os Estados Unidos. Ora, mesmo assim a violência é cada vez maior e, pelo que se vê, se todos que cometem crimes passíveis de prisão estivessem na cadeia, seríamos o primeiro lugar, disparados. Um detalhe: pelo menos em relação aos Estados Unidos, nossas prisões são verdadeiras masmorras medievais. É isso aí...

O Brasil está perdendo feio a batalha contra o Aedes aegypti (Marcelo Castro, ministro da Saúde)

Estamos perdendo muitas batalhas, ministro!
O ministro da Saúde, Marcelo Castro, declarou nesta segunda-feira que o Brasil "perde feio" a batalha contra o Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão de dengue, zika e chikungunya. Palavras dele:  “Nós estamos há três décadas com o mosquito aqui no Brasil e estamos perdendo feio a batalha para o mosquito. Ano passado foi o (ano) que teve o maior número de casos de dengue no Brasil em toda a história.”
Bem, logo depois, salvo engano no mesmo dia, o ministro desmentiu o que disse. Mas a verdade ficou no ar. Querem, o governo e a grande mídia, responsabilizar apenas a população pela proliferação do mosquito. Não é bem assim. Claro que o povo, na medida em que cultive a ignorância e a alienação às quais temos sido submetidos há mais de cinco décadas,TAMBÉM é responsável.
Mas faltou muito, muito mesmo, da parte do governo. Desde campanhas de peso contra o mosquito até a absoluta falta de atendimento público de saúde.
E, se olharmos direito, ministro, não só na sua pasta mas em todas aquelas que deveriam refletir os trilhões que pagamos em impostos, temos perdido. E feio!

O Brasil que vivemos hoje (I)
Lembrando: o atual governo terminou 2014 (o ano da reeleição) com 10 milhões e 100 mil sem trabalho. Entrou no que se chama de "dois dígitos", que aumentou em alta velocidade em 2015. Se os quatro primeiros anos foram de retrocesso, o quinto (este primeiro do segundo mandato), foi de total paralisação.

O Brasil que vivemos hoje (II)
Esta é a realidade cruel. Desemprego, insegurança pública, fome, enfim, tudo aquilo que nos prometeram que seria mudado.
Não sei se estaria sendo diferente com Aécio, Marina ou seja lá quem for. Mas o que decepciona, irrita, é o fato de vivermos isso depois de 13 anos de governo da “mudança”.

Moção de pesar no TJ
Em sessão plenária extraordinária mista do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), realizada em 22 de janeiro de 2016, o desembargador Baltazar Miranda Saraiva, integrante da 3ª Câmara Cível e do Pleno, propôs Moção de Pesar pelo falecimento do Dr. Antônio Carlos Sigmaringa Seixas, advogado com forte militância em prol de presos políticos, atuante até pouco antes de adoecer, e pai do ex-deputado federal Luiz Carlos Sigmaringa Seixas, também um dos advogados mais admirados de Brasília.
Ele foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional DF, entre os anos de 1973 e 1975 e um dos mais valentes e admirados advogados de Brasil.

Blitze, só, não adianta
Pode ser que as blitze da Polícia Militar tenham algum efeito em relação ao combate à criminalidade, mas esse efeito é, como já disse diversas vezes aqui, pífio.
Basta ver, por exemplo, o que acontece em bairros como Lapinha, Barbalho, Uruguai, Lobato etc.
O ideal seria um policiamento civilizado, permanente, contínuo, sem o intuito de matar nem humilhar os cidadãos honestos, mas apenas com o objetivo de reprimir a vagabundagem. Mas...

Nenhum comentário: