terça-feira, 5 de janeiro de 2016

ÔNIBUS

É simplesmente curioso o fato de todos os aumentos em passagens de ônibus urbanos estarem ocorrendo em janeiro, logo no começo, quando estudantes e outras gentes estão de férias, encantados com o Verão. Foi assim em Salvador e em Belo Horizonte, onde, aliás, o valor da passagem subiu em junho de 2015 e agora. E todo aquele grito das ruas de 2013, sobre melhoria nos transportes e passagens mais em conta, foi para o lixo. Normal...
Seria impossível montar um esquema de sinaleiras resistente às chuvas?
Eu só gostaria de saber o porquê. Só isso!
Vivemos, segundo consta, tempos de alta evolução tecnológica, como nunca vista em toda a história. Já existe, inclusive, celular à prova d’água e, mais que isso, um recentemente apresentado no Japão que pode ser lavado com sabonete, na pia.
No entanto, alguns sistemas, rudimentares, teimam em falhar nos momentos em que são mais necessários. É o caso, por exemplo, das sinaleiras de Salvador, que, ontem, com a chuva forte, típica de verão e previsível, que caiu sobre a cidade, parou.
Entre Barbalho e Nazaré, seguindo pela Praça Castro Alves e Avenida Sete, todas as sinaleiras estavam simplesmente apagadas, muito depois da chuva.
A pergunta que fica é a seguinte: são equipamentos que não resistem à água nem a ventos? Então, porque insistem em instalá-los para controlar situações cruciais do trânsito? Por que são tão frágeis? Não aguardo resposta...
E por falar em falhas...
Ironia máxima dos fatos de ontem: o telefone 199, da Defesa Civil, ficou mudo por causa das chuvas, falta de energia etc.
Ora, ora. Trata-se de um equipamento crucial em momentos de intempéries. Será que o pessoal da prefeitura ainda não conhece o gerador? É, porque de nada adianta um sistema que perde a comunicação no momento em que ela é mais necessária. Ai, ai...
Parabéns ao Yacht
Daniel Boaventura fez um show impagável no Réveillon do Yacht Clube da Bahia.
Mostrou sua diversidade musical, impecável.
Aliás, o Comodoro Marcelo Sacramento está de parabéns pela revitalização da festa naquele clube. Ano que vem deve ter mais, com certeza!
Nunca aos domingos
O Metrô de Salvador já está cobrando passagem. E não é barata. Equivale ao preço, por exemplo, da maior e mais rica cidade brasileira, que é São Paulo.
No entanto, tem restrições de funcionamento. É meia boca aos sábados e não funciona aos domingos. Como explicar tamanho desdém com a população?
Uma cambada de selvagens
Não há como classificar de outra forma aqueles que vão às praias e deixam lá um monte de lixo, na areia, com todo tipo de detritos.
Pode haver falha na limpeza pública (e há!), podem haver mil outras circunstâncias. Porém, o fato de alguém abandonar garrafas plásticas, embalagens de isopor e sabe-se lá mais o quê nas praias, após curtir o banho de mar, é inaceitável.
Não fosse o pudor fruto dos preconceitos da sociedade, certamente fariam cocô na praia e deixaram a descoberto. Nem imitaram os gatos, que escondem. Haja!

Nenhum comentário: