sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Quatro coisas de nosso cotidiano que podem ser perigosas - e você não sabia

           
Há produtos de beleza, tecidos, cosméticos e até calçados que já são parte tão constante do nosso dia a dia há tanto tempo que não chamam mais nossa atenção para potenciais riscos.

           Mas para a surpresa de muitos, produtos aparentemente inofensivos como xampus, chinelos, jeans e certos tipos de plástico podem, sim, trazer danos à saúde humana.

1. Chinelos
            Os chinelos de dedo são o calçado preferido de muitas pessoas ao redor do mundo, sobretudo em dias quentes de verão, e seu uso tem se popularizado cada vez mais com o passar do tempo.
            Mas o prazer de ter os dedos livres e os pés em contato com o ar, refrescando-se do calor, pode se converter em problemas para a saúde.
            O uso prolongado de chinelos deste tipo, com uma fina lâmina de borracha como solado, pode causar danos aos pés pela incapacidade de absorver impacto.
            Além de dores nos pés, a tendência é que as pessoas que usam muito este tipo de calçado coloquem mais pressão sobre os dedos para aumentar a estabilidade sobre os chinelos, o que pode causar problemas.
            Ortopedistas alertam que o uso contínuo destes chinelos pode levar à ocorrência da fascite plantar, uma inflamação do tecido conjuntivo dos pés.

2. Xampus
            Processo costumeiro a muitas pessoas, atualmente é normal usar cremes hidratantes para repor óleos retirados durante o banho e a higiene pessoal com sabonetes, xampus e outros cosméticos.
            Isto porque muitos dos produtos de higiene pessoal e cosméticos usados hoje em dia contêm detergentes e compostos químicos que não só ajudam a retirar a sujeira, gordura e óleos do corpo mas também são usados para emulsionar componentes químicos e mantê-los no formato de creme.
            Um destes tipos de detergente é o lauril sulfato de sódio, que pode causar diversos tipos de irritação na pele.

3. Jeans
            Vestimenta cotidiana que revolucionou o mundo da moda e a vida de muitos ao redor do mundo, o jeans tornou-se item presente no guarda-roupa de qualquer pessoa.
            Image copyright Reuters Image caption Jeans apertados podem causar complicações a nervos, músculos e à circulação sanguínea  
            Para a surpresa de muitos, no entanto, há um estilo de calças jeans que pode ser prejudicial à saúde humana.
            Conhecido como skinny, os modelos mais apertados ao corpo, tanto femininos quanto masculinos, podem levar a um perigoso "apertamento" muscular.
            Segundo médicos que têm pesquisado o tema, há cada vez mais relatos de pessoas que usaram os jeans deste tipo por muitas horas seguidas, sobretudo quando fazem muito esforço físico, e acabam no hospital.
            A explicação seria um problema causado sobre os nervos, músculos e circulação sanguínea devido à pressão prolongada, levando a dores nos pés, pernas, e dificuldades para andar.

4. Poliestireno
            Os ambientalistas afirmam que o poliestireno expandido (EPS, na sigla em inglês), causa graves danos quando entra em contato com ecossistemas marinhos, contaminando as águas.
            O químico pode ser usado para fabricar diversos tipos de plástico, mas um dos formatos mais preocupantes é o que se conhece como isopor.

            Por isso, há cada vez mais cidades ao redor do mundo proibindo o uso de embalagens descartáveis feitas com esse material.
            "Essecialmente o poliestireno atua como uma pequena esponja, absorvendo e concentrando alguns dos elementos contaminantes mais danosos que existem no oceano", diz Douglas McCauley, professor de Biologia Marinha da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

            Os danos se estendem ao ser humano por consequência, já que muitos peixes que servirão de alimento podem ter ingerido o poliestireno contaminado nos mares. (BBCBrasil)

Nenhum comentário: