segunda-feira, 11 de abril de 2016

As maneiras mais inventivas de evitar impostos desde antes de Cristo

           
 O escândalo dos Panama Papers revelou a dimensão dos esquemas de evasão fiscal praticados por ricos e poderosos. Mas fugir de impostos não é algo novo - a humanidade inventa artifícios e procura brechas para não pagá-los desde tempos remotos.
            "Dai a César o que é de César", foi o conselho de Jesus aos seus seguidores, diz a Bíblia. Contudo, alguns ricos cidadãos do Império Romano decidiram que enterrar seu dinheiro, joias e móveis caros era uma melhor ideia do que pagar suas obrigações.
É crucial lembrar a localização desses valores. Um tesouro de 70 mil moedas da Idade do Ferro encontrado em 2012 na ilha de Jersey - ironicamente tida como um paraíso fiscal hoje - teria sido uma carga escondida de fiscais romanos.

Imposto da barba
            O desprezo do czar russo Pedro, o Grande por pêlos faciais supostamente o levou a criar um imposto sobre barbas em 1698. Por séculos, homens russos usaram longas barbas, mas o jovem líder acreditava que um visual limpo e barbeado era mais moderno e ocidental.
            Quem pagava a taxa anual de cem rublos recebia uma medalha especial como recibo, com a inscrição "A barba é um peso inútil". Fugir desse imposto era, naturalmente, tarefa fácil: bastava se barbear.
            Relatos que citam um tributo semelhante introduzido pelo rei da Inglaterra Henrique 8º, em 1535, e depois de novo por sua filha Elizabeth, não parecem ter comprovação em documentos, segundo o historiador Alun Withey. Mas Withey descobriu provas de que um funcionário em Nova Jersey, nos EUA, tentou introduzir uma taxa sobre pelos faciais em 1910. Ele propôs uma cobrança adicional de 20% a homens com barbas ruivas, mas não conseguiu aprovar a lei.
            Outras taxas sobre vestuário incluem um tributo sobre chapéus criado pelo Parlamento Britânico em 1784, que era muito burlado, apesar da pena de morte para quem evitasse o pagamento. Fabricantes, que precisavam pagar por uma licença, teriam começado a batizar suas criações como "equipamentos de cabeça". Houve ainda, 12 anos depois, uma taxa sobre pó de peruca que acabou levando esses itens a sair de moda.
            Desesperado para arrecadar dinheiro para financiar a guerra com os franceses, o primeiro-ministro William Pitt tentou todos os tipos de impostos, incluindo sobre a posse de sabão, cães, cavalos, velas, relógios, seda e servas mulheres.
E não para por ai. Click aqui e leia mais no BBCBrasil 


Nenhum comentário: