segunda-feira, 25 de abril de 2016

Exercícios abdominais realmente fazem bem à saúde?

Se você é do tipo que boceja só de pensar em fazer uma série de abdominais, eis uma boa notícia. Cientistas em todo o mundo estão discordando cada vez mais sobre os possíveis benefícios desse tipo de exercício. E mais: alguns acreditam até que ele faz mal à saúde.
            Pesquisadores passaram a se questionar se esse tipo de atividade realmente ajuda a trazer a desejada "barriga tanquinho" ou se a boa forma abdominal não dependeria mais dos hábitos alimentares e da atividade física em geral.
            Uma revisão de vários estudos sobre exercícios abdominais concluiu que eles melhoram a flexibilidade e a força muscular. Em cães, por exemplo, a atividade também ajuda na distribuição de nutrientes para os discos da espinha dorsal, o que previne a rigidez.
            Mas chegar à "barriga tanquinho" é um trabalho e tanto. Em um pequeno teste realizado no Estado americano no Illinois, em 2011, um grupo fazia abdominais diariamente, enquanto outro, o grupo de controle, apenas assistia. Depois de seis semanas, os especialistas realizaram medições detalhadas de cada voluntário e observaram que os exercícios não fizeram diferença na circunferência da cintura nem na quantidade de gordura na barriga.
            Muitos atletas praticam exercícios abdominais como parte de uma longa série que tem por objetivo melhorar a estabilidade central do corpo. Mas uma pesquisa realizada na Universidade do Estado de Indiana por Thomas Nesser sugeriu que mais estabilidade nem sempre resulta em um melhor desempenho esportivo. E o pior: independentemente de ajudarem ou não a atingir a forma física dos seus sonhos, os abdominais tradicionais podem até prejudicar a coluna, segundo Stuart McGill, professor de biomecânica da coluna na Universidade de Waterloo, no Canadá. (Leia mais no BBCBrasil)


Nenhum comentário: