quinta-feira, 28 de abril de 2016

República de Bananas

         
A 100 dias dos Jogos Olímpicos, a ex “Cidade Maravilhosa” parece mais uma clássica república de bananas do que uma economia emergente. A comparação foi feita esta semana pelo jornal Britânico “The Guardian. O jornal lista problemas nacionais como a queda drástica do PIB, votação pelo impeachment da presidente, escândalos de corrupção e epidemia de Zika. E cita ainda problemas como a poluição na Baía da Guanabara, que “cheira a excremento”, a morte de 11 trabalhadores nas construções olímpicas, a queda de parte da ciclovia Tim Maia e “declarações a favor da tortura, da misoginia e da ditadura militar feitas pelo político mais votado da cidade, Jair Bolsonaro”. Ainda segundo o jornal, os especialistas estão pessimistas sobre o legado do evento para o país. Será “um lixo”, diz o diário. República de Bananas, foi nisso que o PT transformou o Brasil.

Jeitinho brasileiro
         Outros veículos internacionais também publicaram reportagens semelhantes sobre o impacto da crise e também do noticiário recente na expectativa para o evento. A alemã Deutsche Welle diz que o país “está atraindo a atenção do mundo pelas razões erradas, que podem ofuscar a primeira Olimpíada na América do Sul” e afirma que os organizadores estão “mantendo as expectativas baixas”. Para o jornal francês Le Monde, as obras relacionadas com a Olimpíada sofreram com o “jeitinho brasileiro”, que descrevem como “finalizar tudo no último minuto”. O jornal diz que o atraso de equipamentos para sedes como o velódromo “dá calafrios”. “Inicialmente incomodadas, as equipes do Comitê Olímpico Internacional parecem ter aceitado os métodos brasileiros”, diz o texto. Mas, o “jeitinho Brasileiro”, atitude que antes nos proporcionava a simpatia dos visitantes, virou um monstro disforme que dá sempre um jeitinho de burlar as leis, aplicar golpes, enganar os semelhantes. Que tipo de gente é essa em que nos transformamos? Quem nos inspirou tanta desonestidade, mau humor, violência, ódio e egoísmo? Talvez alguém ainda se lembre que éramos um dos povos mais alegres, simpáticos, trabalhadores, honestos e felizes, a ponto de despertar a inveja de povos de todo o mundo.

Cuspe
         O escritor feirense Victor Mascarenhas lembrou esta semana uma frase de Einstein pronunciada quando lhe perguntaram sobre uma possível terceira guerra mundial: “Não sei como será a terceira guerra mundial, mas sei como será a quarta. Com paus e pedras”. Segundo Mascarenhas, a julgar pelos últimos acontecimentos, uma guerra aqui no Brasil seria disputada na base do cuspe.

Cuspe II
         De Alexandre Garcia sobre o cuspidor: “O cuspidor talvez não tenha razão para pedir desculpas, porque ao cuspir mostrou que não tem palavras na boca e nem ideias na cabeça”. Direto na ponta do queixo usando soco inglês.

Cuspe III
         Comenta-se que o deputado Jean Willis e o ator José Abreu serão convidados a compor a comissão julgadora do Concurso Nacional de Cuspe à Distância.

Cuspe IV
         O ator José de Abreu é apenas um comunista mau humorado e mal educado e, por isso, cospe em quem discorda das suas ideias. Já o Jean Willis cospe porque está acostumado com cusparadas. Desde criança cospem no monossílabo dele.

Êpa!
         Formou-se uma enorme concentração de pulgas atrás da minha orelha quando Temer cogitou colocar Mariz no Ministério da Justiça. Qual é a sua Temer? Quer enfraquecer a Polícia Federal antes que ela lhe pegue também?

A CUT paga
         Era só o que faltava. Dilma quer avião para fazer comícios em uma turnê pelo País enquanto ela estiver afastada da Presidência. Com nosso dinheiro não, é claro. Os sindicatos estão com os cofres abarrotados, eles que paguem sua mordomia.

Polícia enfraquecida
         Depois não venham me dizer que não tenho razão em afirmar que o governo federal está mancomunado com o crime organizado. A presidente, antes de sair, está providenciando para que os bandidos tenham vida ainda mais fácil. Está enviando ao Congresso um projeto e lei que acaba com o Auto de Resistência”, ou seja, os policiais não podem atirar nos bandidos que estiverem atirando contra eles. Aos corruptos, ladrões e assassinos tudo, às pessoas de bem, nada. Sequer o direito de se defender.

*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*
Por hoje é só que agora eu vou ali dar uma cuspidinha num lugar adequado


Nenhum comentário: