sexta-feira, 15 de abril de 2016

LEGADOS

A conversa agora, na mídia, é dos organizadores da Olimpíada do Rio, que repetem o mesmo lero-lero da Copa do Mundo, falando sobre o “legado” dos jogos para o Rio de Janeiro. Será que as balas perdidas, a arbitrariedade da polícia, o caos na saúde pública, o atraso monumental dos salários do funcionalismo público e outras “cositas más” vão acabar por causa dos Jogos Olímpicos? Papo furado! O que deve estar acontecendo é muito superfaturamento, isto sim, mas como a mídia agora só tem olhos para o impeachment...
A metade de um amigo é a metade de um traidor. (Vitor Hugo)
E eis que os últimos ratos abandonam o navio, que submerge rapidamente
Todos agora são contra Dilma. Todos os partidos (salvo raras exceções) que sempre estiveram ao lado da presidente, mamando com muita gula nas tetas dos cofres públicos e, claro, seja pelo silêncio, seja pela aprovação explícita, jamais contestaram o que hoje leva a presidente às barras de um impeachment, abandonam o governo.
Alguns partidos esperaram até o penúltimo momento, a votação na Câmara, para decidir sobre sua saída. Ou seja, ainda tinham (tem?) esperanças de que Dilma se salvasse.
Essas atitudes confirmam o que declarou anteontem o procurador Carlos Fernando Lima: “O sistema político brasileiro está apodrecido”.
Na verdade, e não tenho nenhuma intenção de defender Dilma ou o PT, as alianças políticas têm sido, historicamente, feitas com base no toma lá, dá cá. Dinheiro, traduzido na palavra VERBA, é o que interessa a TODOS que se aliam a governos e ocupam cargos.
E com esse quadro político, tanto da situação como da oposição, fica difícil prever um futuro melhor para o País, pelo menos nos próximo 500 anos.
Vejam o caso dos ministérios
Historicamente, repito, ministérios vêm sendo leiloados entre partidos, que designam para o comando das pastas pessoas que não têm nenhum perfil técnico e apenas estão ali para abocanhar mais verbas e prestígio entre seus eleitorados.
Assim, como ministros da Justiça que nada fazem para combater com eficácia a violência, ministros da Educação que nada entendem de educação (e até falam e escrevem errado), ministros da Saúde que não conseguem prover os hospitais de materiais e vacinas etc., seguimos neste festival de golpes no erário.
Botou farda, virou tirano
Não raro as poucas intervenções da Guarda Municipal de Salvador acabam em pancadaria, em atos arbitrários perpretados pelos agentes.
No início, disseram que seria uma guarda “de elite”, devido ao perfil exigido para sua composição. Baboseira! Fardados e armados, viraram os tiranetes de sempre, num país onde cuidar da ordem pública significa baixar o cassetete ou mesmo torturar a matar. É o caos!
O TSE deve explicações
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que tanto prega eleições limpas, deve urgentes explicações à sociedade brasileira. É que tem sido enorme a quantidade de políticos que, segundo denúncias, receberam e recebem dinheiro de origem ilícita, mas que “lavam” a grana registrando-a como doações de campanha no TSE e alegam esse rito como prova de licitude.
E aí, TSE? A origem do dinheiro jamais é investigada? Ah, vamos parar com isso, meu!
Enquanto isso, nos fundos...
Estamos todos, compreensivelmente, com as atenções voltadas para a novela do impeachment.
Mas, enquanto isso, desenrolam-se resultados tenebrosos apurados pela CPI dos Fundos de Pensão, mostrando que tais fundos foram escancaradamente saqueados em centenas de milhões de reais.
Bem que o juiz Moro poderia dar uma olhadinha no caso. Hehehe...

Nenhum comentário: