quinta-feira, 7 de abril de 2016

Parabéns, Jornalistas!



        O bom jornalista não é aquele que demonstra saber tudo, mas aquele que tem humildade para querer e estar sempre aprendendo algo, que aprende com qualquer pessoa, uma criança ou um idoso, um empresário ou um analfabeto. É ter sensibilidade para se adequar aos diferentes acontecimentos da vida, demonstrando isso em suas reportagens. Investigar é mais que um verbo para quem exerce essa profissão, é um compromisso para que se possa transmitir a realidade dos fatos aos interessados.
            É preciso ter paixão para ser um jornalista. Saber receber as informações corretas e transformá-las para uma transmissão de acordo com cada realidade e ainda ter presteza, adequando isso aos interesses empresariais dos meios de comunicação. É ter capacidade de inovar para prender a atenção daqueles que querem obter conhecimento, ao mesmo tempo em que, tenta convencer os não interessados. É ler, escrever e falar bem, mas mais do que isso, é conhecer e respeitar as diversas culturas, suas linguagens e necessidades”...
Maura Sérgia e Cristóvam Aguiar em homenagem da Secom
            Ser jornalista é enfrentar reis, papas, presidentes, governadores, líderes, guerrilheiros, terroristas, e até outros jornalistas. É não baixar a cabeça para cara feia, dedo em riste, ameaça de morte...
             Enfim, ser jornalista é ser meio metido a besta mesmo. É ser meio ator, meio médico, meio advogado, meio atleta, meio tudo. Mas, acima de tudo, é orgulhar-se da profissão e saber que, de uma forma ou de outra, todo mundo também gostaria de ser um pouquinho jornalista.
            Para os que já estão na caminhada há anos como nós, desejamos que não desanimem. Continuem perseverando. Aos que estão chegando ou ainda sonhando em abraçar essa profissão, damos as boas vindas e desejamos sorte e sucesso!
            Parabéns, colegas!



Nenhum comentário: