quarta-feira, 6 de abril de 2016

Casas podem caber na mochila com material de construção superdobrável

Construções inteiras podem passar a caber na palma das mãos. Isso por conta de um material ultraversátil criado na Universidade de Harvard. A estrutura muda de tamanho, formato e rigidez. Assim, um quadradinho flexível como um tecido pode se transformar em uma parede sólida, sem perder a capacidade de continuar se adaptando.
            O material foi inspirado pela técnica de origami modular: pequenas dobraduras iguais são encaixadas para formar estruturas maiores e mais complexas. Com a mesma técnica de dobradura, é possível criar tanto estruturas resistentes quanto flexíveis.
            Observando a técnica oriental, os pesquisadores juntaram 64 pequenos cubos do material plástico e descobriram que certos pontos da estrutura podiam ser acionados como dobradiças, alterando seu formato.
            Programando um cilindro de ar comprimido para tocar as dobradiças, foi possível fazer o cubo encolher ou crescer exatamente de acordo com o propósito dos cientistas. Dobrada em si mesma, a estrutura consegue aguentar o peso de um elefante sem quebrar. (Leia mais no Super Interessante)

Nenhum comentário: