segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Governo não cumpre o acordado e greve continua nas Ueba


Nesta terça-feira (4), às 16h30, no Auditório do Módulo IV, a Adufs realizará assembleia para avaliação da greve dos professores que já dura cerca de três meses. Na sexta-feira passada (31), o Movimento Docente (MD) disposto a assinar a Minuta de Acordo e o Termo de Compromisso, reuniu-se com o governo do estado da Bahia. No entanto, os representantes do governador Rui Costa não apresentaram o termo de Compromisso discutido durante as negociações do dia 27 passado, que garantiria a criação de uma agenda de trabalho para debater os direitos trabalhistas em 2016.
Por deliberação das assembleias gerais, das quatro universidades estaduais da Bahia, a recusa do Governo em apresentar o Termo impede a conclusão das negociações e o fim da greve. Conforme nota da Adufs, respeitando as decisões do conjunto dos professores, a greve continua e a categoria permanece aberta ao diálogo.

Moção de repúdio
Ainda na semana passada, o fórum das ADs divulgou uma nota de repúdio ao governo Rui Costa, considerando-o truculento. Para os docentes, a presença da Rondesp na Secretaria da Educação do Estado (SEC), durante a ocupação pacífica do prédio, entre os dias 15 e 18 de julho, “expressa a incapacidade política do Governador e do Secretário de Educação, Osvaldo Barreto, para dialogar com os movimentos sociais.
Durante a ocupação da SEC, professores e estudantes, em luta pela defesa da universidade pública, enfrentaram a nova tática do governo Rui Costa”.
Segundo a nota, na noite do dia 17 de julho, diversas viaturas da Rondesp cercaram o prédio público. O governador Rui Costa deu ordens para que a PM desocupasse o prédio, utilizando os meios que fossem necessários. “O que nos surpreendeu foi que somente após a intervenção do coronel é que os representantes do governo se sentaram à mesa de negociação com os professores e estudantes. Fomos constrangidos e ameaçados pela Polícia Militar na presença do chefe de gabinete da SEC, Wilton Cunha, e com a conivência do Secretário de Educação do Estado. Aqueles que deveriam zelar pela educação foram os mesmos que nada fizeram para evitar a intervenção militar que poderia ter levado a uma tragédia”, diz ainda a nota.
Também fazem um alerta a população do Estado. “Na Bahia está faltando compromisso do governo com as mínimas garantias da democracia formal e o governador Rui Costa demonstra total desinteresse pela crise orçamentária das universidades estaduais. Além disso, o governo manifesta a séria intenção de criminalizar o movimento grevista, inclusive cortando os salários dos professores em greve, sem nenhuma decisão judicial”.
            Os reitores também estão sendo criticados pela categoria por não se posicionarem aos ataques do governo e não cobrarem uma solução para a crise financeira das instituições.

Nenhum comentário: