sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Sem irrigação, 'cidade natal' da transposição sofre com seca e desemprego

As obras da transposição do rio São Francisco em Cabrobó (a 530 km do Recife) estão prestes a terminar, mas as contrapartidas prometidas pelo governo federal não foram cumpridas.
É na cidade do sertão de Pernambuco onde haverá a captação da água do rio - e vai receber a visita da presidente Dilma Rousseff nesta sexta-feria (20). No local será inaugurada a primeira estação de bombeamento para o canal do eixo norte da transposição do rio, obra em andamento há mais de sete anos.
Cabrobó viveu um auge econômico quando do anúncio das obras e seu início, especialmente no setor de construção civil, mas agora sofre com a crise causada pela falta de estrutura para lidar com a seca. O desemprego é a pior consequência.
O problema é que a cidade não se preparou para a queda de arrecadação e no número de trabalhadores empregados. A prefeitura alega que as obras de compensação - prometidas pelo governo federal no começo do projeto - não foram feitas. Esse fator ajudou contribuiu para a menor circulação de dinheiro na região.
Segundo a administração municipal, foram cedidos 49 quilômetros de extensão de território para captação e construção de canal que levará água até o Ceará, mas as contrapartidas não vieram, como um projeto de irrigação para beneficiar os moradores da zona rural. Mesmo às margens do rio, o município tem 80% do seu território em áreas de sequeiro.
"O canal vai sair de um lado ao outro e será cercado. Se tiver alguma coisa para beneficiar Cabrobó, não nos avisaram", diz o prefeito Auricélio de Torres (PSB).

Outro problema, segundo o prefeito: das 1.050 casas prometidas – 500 delas na zona rural -, só 180 foram construídas. "Tudo bem que a água é coisa da natureza, mas vão tirar boa parte do nosso território e não vão deixar nada de contrapartida?" (UOL)

Nenhum comentário: