quarta-feira, 19 de agosto de 2015

O Tom do sal

Vamos tentar responder de forma séria: a American Heart, a Associação Americana do Coração tem como meta consumo de 1g de sal em 2021, mas esta meta tem sido duramente contestada, pois não há evidências que um consumo menor que 2,4g seja benéfico. Ao contrário, parece aumentar a mortalidade, assim como o consumo de mais de 6g/dia. Também sabemos que os indivíduos podem ser sal-sensíveis ou sal-insensíveis de acordo com a resposta fisiológica a uma sobrecarga de sal. Outros fatores genéticos também impactam no resultado do consumo excessivo do produto. 
A medida de impedir a colocação de saleiros nas mesas não tem sequer um mísero estudo científico que mostre resultado sobre a morbidade e mortalidade, carecendo, portanto, de evidência médica, não passando de empirismo.  
Teríamos de calcular a freqüência, a adição de sal, o teor de sal no prato pedido, ao longo de anos para analisar o impacto.  Retirado da mesa, nada impede que o cliente peça o saleiro ao garçom.  Ao fim, trata-se somente da velha mania do “estado” de interferir e infernizar a vida do cidadão e dos vereadores gastarem o dinheiro público para produzir inutilidades sem embasamento.
Ah sim, foi muito útil em servir um prato feito, com sal, para chacota com a Câmara. 

OBSERVAÇÃO: o projeto acabou rejeitado pelos vereadores, ao ser votado na sessão desta terça-feira (18)

 O Roque da caligrafia
Projeto do vereador sugere que médicos e odontológos sejam obrigados a usar computador ou letra de forma para fazer receitas, conduta, aliás, já pontuada no Código de Ética Médica.  Como a letra de forma não é uma escrita natural sugiro a todos os colegas do serviço público que paralisem suas atividades até o prefeito colocar computadores e impressoras em toda a rede, em número suficiente, já que o serviço ficará mais lento. Do mesmo modo os que trabalham na assistência básica devem exigir laptops e mini-impressoras para as visitas domiciliares.   
A lei deve ser estendida aos laudos de exames e apontadores do jogo do bicho, entre outros.  Não podemos deixar de lado o aumento do emprego, neste momento de crise, visto que Ronaldo deverá contratar os fiscais de receita para punir os que não cumprirem a lei. Ainda não sabemos a punição para quem desobedecer. Talvez uma condenação a usar um caderno de caligrafia para escrever mil vezes: eu não devo eleger vereador que assina procuração sem ler para impedir licitação de ônibus, eu não devo eleger vereador que assina procuração sem ler para impedir licitação de ônibus, eu não devo...

Câmara
Sempre digo que a Câmara é o órgão mais próximo da realidade, da necessidade do cidadão. É o espaço público que resolve o cotidiano. É preciso, no entanto, que se dedique a fazer projetos que realmente sejam melhorias para o povo e não tiros no pé.
O vereador Ronny, por exemplo, está travando uma interessante luta contra o estacionamento cobrado no shopping. Embora ache que é direito da empresa privada cobrar, que apenas a escolha do momento, preço cartelizado e alto foram inadequados, ainda assim sua luta é coerente, é uma boa iniciativa, até porque há shoppings que recebem benefícios públicos para se instalarem. Este é o caminho que a Câmara sempre deveria tomar.

Assembléia
Mais uma vez Marcelo Nilo pede verba suplementar para a Assembléia da Bahia. Em tempos de crise ao invés de ajustar-se aos orçamentos o vitalício líder pede mais dinheiro. Diz que já ajustou o que pode, embora ninguém tenha conhecimento de nenhum ajuste que tenha feito. Desde as denúncias de fantasmas, nunca apuradas, e até hoje, não se sabe como a Casa é gerida. Após quatro gestões, vícios se tornam direitos. É lamentável que seja esta a administração que a Bahia nos oferece em troca dos votos e verbas. 

Economia
       A crise econômica levará a uma piora das condições sociais da população e dos serviços. Sobrecarregará os transportes, a rede pública de saúde, que já são caóticos. Como o governo não conseguiu realizar o ajuste fiscal, não tem austeridade para cortar os gastos e os desperdícios e não tem autoridade para conduzir o processo de reformulação da gestão pública, a tendência é a crise ser mais grave, a inflação chegar a 10%, e o sofrimento do brasileiro se tornar maior. Tenha cuidado com o que gasta.

Economia 2
A classe que havia ascendido com as políticas sociais e a classe média são os que sempre sofrem e têm de fazer restrições. Os ricos mudam seus investimentos, deslocam seu dinheiro e alguns até ganham mais. Os demais pagam a conta.

Protestos
Com o grande acordo que se desenha em Brasília e Renan assumindo o papel de fiador do governo Dilma, parece que a presidente melhora sua condição. Assim, os protestos do dia 16, marcados em muitas cidades, serão um termômetro pro governo.
Se forem grandes, colocarão pressão na classe política de Brasília. Se forem pequenos, Dilma voltará a caminhar de forma mais tranqüila.
Janot foi reconduzido ao cargo na PGR; Renan escapará da Lava-Jato, se não aparecerem novidades; o PT irá se livrar de Cunha.  Provando que o universo conspira a favor, todo mundo conseguiu o que queria. É muita sorte.

Acordo
      Seguindo conselho de Lula, a AGU e a CGU farão acordo de leniência com as empresas construtoras, permitindo que elas continuem a operar.  Encontros de Emilio Odebrecht com Lula e FHC – certamente para tratar de amenidades - resultaram na operação abafa que está acontecendo em Brasília, com a presença de Lula.  Agora, é esperar para ver se os russos da Lava-Jato não aparecerão com surpresas. 

Nenhum comentário: