![]() |
| A homenagem reuniu familiares, amigos, músicos e artistas que conviveram com o percussionista, artesão e líder cultural |
Com o objetivo de reconhecer e eternizar a contribuição de um dos nomes mais importantes da cultura feirense, a Prefeitura de Feira de Santana inaugurou, neste sábado (29), a alameda Nilton Rasta, espaço onde ficam localizados os boxes do Mercado de Arte Popular (MAP). A ação é uma iniciativa conjunta da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e da Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec).
A homenagem reuniu familiares, amigos, músicos e artistas que conviveram com o percussionista, artesão e líder cultural. Em um momento marcado pela emoção, artistas locais cantaram uma canção dedicada a Nilton Rasta, em agradecimento ao legado deixado por quem, para muitos, foi um verdadeiro professor.
Uma placa com o nome do artista agora marca o espaço, simbolizando reconhecimento e respeito a uma figura que marcou mais de três décadas da cena cultural feirense. Nilton Rasta foi presidente do tradicional afoxé Pomba de Malê, fundado na Rua Nova, e referência na defesa da identidade afro-brasileira. Este ano, durante a Micareta de Feira de Santana, o grupo foi homenageado pelos seus 40 anos de atuação, iniciativa do Governo Municipal ainda em vida do artista.
Durante a cerimônia no MAP, o secretário de Cultura, Cristiano Lôbo, destacou a relevância simbólica da homenagem. “Com certeza, este momento reforça o que Nilton representou para todos nós. Ele foi um grande artista, artesão, professor e percussionista. Tivemos a oportunidade de homenageá-lo ainda em vida durante a Micareta, pelos 40 anos do Pomba de Malê. Agora, no Mercado de Arte Popular, registramos mais uma vez sua história, eternizando tudo o que ele fez. Nilton deixava sempre uma mensagem por onde passava. Que seu legado inspire a juventude a seguir o caminho da cultura, da harmonia e da paz”, afirmou.
A secretária da Settdec, Márcia Cristina Ferreira, ressaltou o merecimento da homenagem. “É uma homenagem à altura da importância que Nilton tem para todos nós. O MAP era um dos espaços que ele mais frequentava e onde deixava sua marca como artista, percussionista e professor. O prefeito tem um carinho especial por ele, e manter viva essa memória é essencial. Nilton permanece vivo em nossos corações”, destacou.
Cristinae de Moura Pereira, esposa de Nilton Rasta, emocionou-se ao falar sobre o momento. “É difícil estar aqui sem a presença dele. Este lugar era parte do que ele chamava de legado. Mas fico agradecida por ver tanta gente celebrando o trabalho dele. A saudade aperta, mas fico feliz pelo reconhecimento”, disse, com a voz embargada.
Amigo e parceiro de longa trajetória musical, o cantor e compositor Dionorina também prestou homenagem e reforçou um pedido. “Estamos aqui desde 1982, lutando juntos. Hoje é um dia de dor e memória, mas também de reflexão. Peço que lembremos dos artistas vivos, daqueles que contribuíram e ainda estão entre nós. Que possamos homenagear essas pessoas em vida, para que tenham um final mais digno e feliz. Nilton merece todas as honras, e esta placa eterniza nosso irmão, mas também nos lembra desta responsabilidade”, declarou.
Nilton Rasta faleceu no dia 29 de setembro deste ano, deixando um legado que seguirá vivo na música, na história e no coração do povo de Feira de Santana.


Nenhum comentário:
Postar um comentário