quarta-feira, 22 de abril de 2015

NATIMORTA?


Nas últimas chuvas fortes que caíram em Salvador, há cerca de 15 dias, trecho da Via Expressa ficaram alagados. Fico a matutar como pode uma obra daquele porte, construída recentemente, apresentar problemas de drenagem? Não sou engenheiro, mas desconfio que alguma coisa foi mal calculada. Vamos esperar pelos próximos aguaceiros...

Apesar de ter apenas 55 anos, Brasília está semi-destruída

Nas barbas do Planalto 2
Dando continuidade a comentário que fiz neste espaço na última edição, quero registrar aqui o outro lado do abandono e destruição que pairam sobre a capital federal. Inúmeros monumentos e equipamentos culturais estão às moscas, a maioria deles fechada.
Por exemplo, o Teatro Nacional, fechado há um ano e dois meses e onde os visitantes podem apenas espiar através dos vidros externos e ver, lá dentro, poltronas arrasadas, carpetes podres, para não falar de rachaduras na estrutura. O Museu da República, inaugurado em 2006, segue o mesmo e vergonhoso caminho. A torre da TV digital, construída em 2012, tem também rachaduras e muita infiltração, enquanto a Biblioteca Nacional sofre com mofo, que já ataca centenas de livros.
Este é o quadro da cultura na cidade que obrigatoriamente deveria ser uma vitrine do País, posto que sua capital e ali se concentram as embaixadas. Dizer mais o quê?

Um péssimo exemplo
E não é que a presidente Dilma autorizou que fosse TRIPLICADO o dinheiro destinado ao fundo partidário? Pois é, o governo cobra dos mortais comuns imensos sacrifícios, para colocar as suas contas em dia, e esbanja dinheiro de mão beijada para políticos, dinheiro este, claro, que sai do nosso bolso.
A verba para os partidos saltou de cerca de R$ 300 milhões para mais de R$ 900 milhões. É mole ou quer mais?

Precisavam estar bêbados?  (I)
Veja na TV reportagem sobre um terrível acidente envolvendo três carros na rodovia entre Ibiporã e Sertanópolis, no norte do Paraná, com oito mortos.
Sete das vítimas fatais estava em um ÚNICO veículo, pequeno, e tinha gente até no porta-malas. E um dos outros carros era um velhíssimo Chevette. Na sua narrativa, a repórter disse que seria feito um exame para ver se um algum dos motoristas estava embriagado. Agora, eu pergunto, um Chevette com 40 anos de uso e um carro pequeno carregado sete pessoas: é preciso alguém estar bebendo para ocorrer um acidente?

Precisavam estar bêbados?  (II)
Na verdade, o Brasil é o país do carro mil...Cilindradas. Veículos minúsculos, absolutamente inseguros, nos quais a ignorância de alguns motoristas os leva a colocar até o dobro da lotação máxima.
E não titubeiam em enfrentar estradas mal sinalizadas e esburacadas à noite, como foi o caso do Paraná.

Precisavam estar bêbados?  (III)
Já disse inúmeras vezes aqui e repito: não defendo que se dirija sob o efeito do álcool, mas daí a colocar  em suposta bebida o único motivo de acidentes, vai uma boa distância.
Estradas ruins, mal sinalizadas, ignorância dos motoristas, uso de outras drogas, tudo isso junto e misturado, como diz a galera, não é levado em conta… Hum...

Nenhum comentário: