quarta-feira, 1 de abril de 2015

Alex Ferraz

DETONANDO
A cada dia cresce o roubo de explosivos no País, como se não bastassem as compras clandestinas feitas há muito tempo. E a cada dia aumenta o poder das quadrilhas que explodem, agora, agências inteiras, como ocorreu na outrora pacata e histórica Rio de Contas. Na Chapada Diamantina. Exército e SSP têm que se entender rapidamente. Ou não...

Cidade, maravilhosa, cheia de encantos mil...

A farsa do Rio de Janeiro
Nos últimos 20 dias, foram três arrastões nos trens velhíssimos e ultrapassados do Rio de Janeiro. Nas últimas semanas, também, multiplicaram-se os tiroteios em morros ditos pacificados pelas UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) instaladas pelo ex-governador Sérgio Cabral, que, conforme eu previ aqui na época, nada resolveram.
Assim está a capital brasileira (cidade belíssima, sem dúvida) que vai sediar os Jogos Olímpicos de 2016. A falácia das “soluções” demagógicas, e segundo o veterano e indubitável jornalista Hélio Fernandes denunciou, em acordo com o tráfico, revela-se agora. Lamentável.

100% cara de pau (I)
Incrível, mas real. Vejo notícias sobre a reivindicação de diretores da Petrobras solicitando 13% de aumento nos seus salários, que giram, e média, em torno de R$ 100 mil.
O pleito já está nas mãos do Conselho da empresa e, claro, de Dilma.
Ora, considerando que a inflação oficial de 2014 girou em trono de 6,4%, o que querem, hoje, os diretores da pujante Petrobras, é simplesmente o dobro.

100% cara de pau (II)
Agora, falando sério: como é que esse pessoal tem a cara de pau de pedir aumento a uma empresa que, por conta de falcatruas de muitos dos seus colegas, está à beira da falência?Só mesmo no Brasil, né?
A violência é democrática
Quando eu era adolescente, ouvia falar da Região Sul do Brasil como algo sui generis, onde estava toda a civilidade, paz e pujança ética do País.
Hoje, todavia, a violência, a brutalidade, o crime em geral, é a coisa mais democrática deste país, e é por essa razão que Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná estão nas manchetes policiais de forma tão cruel quanto nelas aparecem Rio Grande do Norte, Bahia, Pará, São Paulo, Rio etc. Globalização, enfim.

Espantosa ausência (I)
Até parece que tenho alguma prevenção em relação à Transalvador. Jamais. Apenas constato, a cada dia, a absoluta ineficiência do atual modelo de “fiscalização” do trânsito na capital baiana.
Por exemplo, criaram, com obras, uma situação de travamento total da Avenida Bonocô, durante todo o dia, no sentido Fonte Nova/Iguatemi, e ninguém do órgão de trânsito aparece por lá para, pelo menos, dar uma força moral.

Espantosa ausência (II)
E ontem comentei aqui sobre a situação dramática da Avenida D. João VI, principal e movimentadíssima via de Brotas.
Pois bem: a maior parte do irritante engarrafamento tem como causa a indisciplina dos motoristas de automóveis, ônibus e caminhões que acessam a avenida através da Rua Rodolfo Pimentel, ligação Bonocô/Brotas. Eles fecham o cruzamento. Bastaria UM agente da Transalvador para resolver. Mas...

Nenhum comentário: