terça-feira, 21 de abril de 2015

Casa da Cidadania

      
Tenho ardorosa simpatia pela prática da vereança. É onde sinto mais próxima a Ágora grega, democrática, onde todos podiam falar. Assim, fico sempre esperando os debates, os projetos ousados, a discussão efetiva da cidade sobre transporte, modelo de educação, organização da saúde, projetos sociais (não aqueles de mandar dinheiro pra ONG de ficção), urbanismo, entre tantos outros.
Eis que a Câmara de Feira, que parecia ter adquirido algum dinamismo com o novo presidente, Ronny – achei que teríamos uma agenda positiva - gasta o dinheiro do povo para legislar sobre o pau de selfie, fazer moção de repúdio a beijo gay em novela e tentar perseguir uma jornalista por opinião. O perigo de se buscar a irrelevância é acabar conseguindo.

Metrô de Salvador: tem que apurar
A obra mais fora dos trilhos de todos os tempos na Bahia, o Metrô de Salvador, que atravessou legião de prefeitos, coloca sob suspeita empreiteiras da Lava Jato, na época do ex-prefeito Imbassahy. Ajudaria muito passar a limpo o monumental gasto nesta mínima obra. 

Polícia Federal: sempre um posto
A promessa antiga vai esmaecendo, fragilizando, sumindo e a prometida transformação do posto da Polícia Federal em Delegacia vai morrendo, ainda que sejamos um entroncamento rodoviário e portal de entrada de drogas. Nossos políticos podiam retomar os discursos em defesa da causa.

Brasil, Venezuela e a cumplicidade que envergonha
Um governo se constrói de muitos atos asquerosos, a maioria nunca descobertos. Outros, entretanto, são públicos. Já faz tempo de uma famosa frase, não tenho certeza se de Kennedy, que dizia que a América Latina iria para onde fosse o Brasil. Ou seja, o Brasil deveria liderar no caminho da democracia, na defesa dos direitos humanos.
O que temos visto, no entanto, no governo do PT, é a parceria e o financiamento de ditaduras, É assim com Cuba (quando Zapata morreu na prisão, Lula o comparou a bandidos comuns de São Paulo), Irã (quando opositores foram enforcados Lula disse que era só um Fla x Flu), Venezuela (quando Chavez começou a perseguir opositores Lula disse que havia lá um excesso de democracia).
Eu tenho horror desta política externa brasileira que não defende a democracia, nem a liberdade e se cala diante da violação dos direitos humanos cometidos por seus amigos totalitários. Na Venezuela, por exemplo, líderes políticos opositores estão sendo presos, torturados, ameaçados, mortos, enquanto o país é jogado no caos econômico e faz parcerias com terroristas internacionais.
Recentemente foram descobertos depósitos feitos pela Venezuela, junto com o Irã, em contas no exterior, do filho da Kirchner, da Argentina.  Exatamente quando a questão do patrocínio iraniano no atentado a judeus em Buenos Aires seria denunciada.
O Brasil não apenas se cala, mas apoia. Agora, na Cúpula das Américas, Dilma - uma mulher que foi torturada, mas que nunca fez uma manifestação em defesa dos presos políticos - deu a seguinte declaração:
- Por isso rechaçamos a adoção de sanções contra a Venezuela...
Eu tenho horror a esta imoral cumplicidade ideológica. E que Deus livre a América Latina de ir para onde este governo de vocação totalitária está levando o Brasil. (publicado no Tribuna Feirense)


Nenhum comentário: