quarta-feira, 1 de abril de 2015

Quem é quem no judiciário?

Pesquisei para saber quem manda no Poder Judiciário neste município e vejam o que encontrei: A organização da Justiça estadual é competência de cada estado. Nela existem os juizados especiais cíveis e criminais, onde atuam juízes de Direito (primeira instância) e desembargadores, (segunda instância). Nos estados e no DF também existem juizados especiais cíveis e criminais. A função da Justiça estadual é processar e julgar qualquer causa que não esteja sujeita à Justiça Federal comum, do Trabalho, Eleitoral e Militar. O STF e o STJ têm poder sobre a Justiça comum federal e estadual. Em primeira instância, as causas são analisadas por juízes federais ou estaduais. Recursos de apelação são enviados aos Tribunais Regionais Federais, aos Tribunais de Justiça e aos Tribunais de Segunda Instância, os dois últimos órgãos da Justiça Estadual.
Às decisões dos tribunais de última instância das justiças Militar, Eleitoral e do Trabalho cabe recurso, em matéria constitucional, para o STF.
(Fontes: STF, STJ, TST, TSE, STM e Justiça Federal). Isto quer dizer que nos municípios são várias autoridades do Judiciário ocupando cargo representativos mas a população não sabe a quem deve se dirigir pois cada caso é um caso para alguma destas autoridades. Daí estarmos à mercê de advogados.

Via Bahia. Mais um absurdo.
   A Via Bahia, a dona das estradas desta triste Bahia, está promovendo mais um absurdo para causar transtorno aos usuários da BR-324 (Feira/Salvador). Anunciou que durante o feriadão da Semana Santa estará promovendo interdições em trechos da rodovia para realização de obras. Afora o fato de que este trecho da BR-324 está permanente em obras e os que por ali trafegam não percebam melhorias no tráfego, há o fato de que a empresa resolve interditar trechos da pista justamente num final de semana que promete ser movimentadíssimo. E o pior, apesar dos protestos da população via meios de comunicação, nenhuma autoridade se pronuncia acerca do assunto. Total descaso para com a população que paga impostos e pedágios.





Espanto
         E o ex-presidente Lula veio a público para se dizer espantado com a corrupção no governo Dilma. (!!??) E no dele, não vai nada? É muita cara de pau.

Herrar é umano
         Depois da luz no “fundo do túnel” e no “final do abismo”, vem agora um vereador para dizer que vai “puxar a ponta do iceberg”. É o super-homem todo...

Grata surpresa
         Eu vivo na esperança de ver alguém com talento despontar e se firmar na Imprensa feirense. E nesta busca tive mais decepções que alegrias. Dilton Coutinho, a quem admiro, consegue garimpar alguns jovens talentos e graças a eles e ao seu modo de conduzir, formou uma boa equipe de reportagem. E sempre que alguém sai ele logo consegue outro que não deixa a peteca cair. Ed Santos foi um destes casos. Ele não é novo no ramo, é veterano, e entrou para a equipe para tirar férias de Paulo José. Saiu-se tão bem que os ouvintes pediram e Dilton o manteve na equipe. E eu, que só ouvia colegas falando mal de Ed, embora eu mesmo não tivesse aproximação com ele, fiquei gratamente surpreso com o seu desempenho. Além disso, comprovou a minha opinião de que uma boa equipe depende muito de quem comanda.

*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*__*_*_*_*_*

Por hoje é só que agora eu vou ali mover um processo contra a Via Bahia. A quem devo procurar?

Nenhum comentário: