terça-feira, 28 de abril de 2015

12 profissões do cão

Esta poderia ser uma lista sobre as profissões mais exigentes do mundo. Poderia ser sobre as profissões mais ingratas do mundo, ou sobre as profissões mais mal remuneradas do mundo. Mas nós vamos falar mesmo é das profissões mais comuns para… cachorros!
Segundo o especialista em treinamento animal Cesar Milan, todo cão deveria ter um trabalho para se sentir útil dentro de sua matilha. E muitos cães são treinados para exercer funções que vão muito além de carregar a própria coleira no passeio ou procurar a bolinha. A SUPER traz uma lista das 12 profissões mais bem executadas por cães. Confira algumas:

Farejador
Algumas raças de cães, como labradores, golden retreivers e pastores podem chegar a ter até 200 milhões de células olfativas – contra reles 5 milhões dos humanos. Por isso, eles são a opção número 1 quando o trabalho envolve encontrar drogas, bombas, armas escondidas, ou pessoas sequestradas ou desaparecidas.

cao-guardaGuarda

Um cão bem treinado pode ser mais eficiente do que o mais moderno sistema de câmeras e alarmes para proteger sua casa ou seu local de trabalho (não é à toa que a Pedra Filosofal era guardada por um cão de três cabeças em Hogwarts). Mas é fundamental que ele seja mesmo bem treinado. Do contrário, o cão será um poço de energia acumulada e difícil de controlar.

Cuidador
cao-guia
Alguns cães exercem funções muito nobres. Eles acompanham pessoas com alguma necessidade especial e se tornam extensões de seus corpos. Cães-guia são os olhos de pessoas com deficiência visual; outros, são os ouvidos de deficientes auditivos. Mas também há os que acompanham pessoas com epilepsia e são treinados para ajudá-los em caso de necessidade. A lista de serviços prestada pelos cães de assistência é enorme – ao contrário da quantidade de cães disponíveis para fazer esse tipo de serviço.

 Terapeuta
cao-terapia
Pessoas que precisam passar por longos períodos de tratamento – como crianças com síndromes graves, pacientes de câncer ou idosos, cuja vida, muitas vezes, se resume a um complexo tratamento – costumam ser expostas a altos índices de estresse. Para aliviar toda a tensão, entram em cena os cães terapeutas, que têm a função de fazer essas pessoas se sentirem melhor. Para ser um terapeuta, tudo que o cão precisa é ser super calmo e gostar de receber muito carinho.

Por Raquel Sodré - Super Interessante 

Nenhum comentário: