segunda-feira, 6 de abril de 2015

A VERDADE SOBRE O BRT E AS ÁRVORES EM FEIRA DE SANTANA

Algumas pessoas, principalmente nas redes sociais, manifestam preocupação com as árvores da avenida Getúlio Vargas, em razão da obra do futuro BRT de Feira de Santana. É importante e democrático que os cidadãos participem desse debate. No entanto, é preciso cautela para não se fazer julgamento equivocado.
Os cidadãos verdadeiramente preocupados com o meio ambiente não devem se deixar enganar por quem tem mero interesse político. Precisam analisar os fatos e os números livres de manipulação para entender a grande obra que será realizada na cidade, capaz de solucionar o problema de congestionamento e de trânsito em geral nas avenidas Getúlio Vargas e Maria Quitéria.
Na realidade, os dados do Departamento de Áreas Verdes do Município e da Secretaria de Meio Ambiente registram que mais de 2.300 árvores foram plantadas em Feira de Santana entre 2013 e 2014. E outras 3 mil árvores, com altura superior a dois metros, estão previstas para este ano.
Para a construção dos túneis nas nossas grandes avenidas, que vão desafogar o tráfego, árvores devem ser retiradas, é verdade, mas todas serão transplantadas em locais indicados pelos técnicos de meio ambiente e de arborização.
O feirense precisa receber a informação correta. Não existe ameaça de perda de verde na cidade. Ao contrário, teremos um número muito maior de árvores nas nossas ruas e avenidas, com a compensação que está sendo feita. A cidade vai avançar três anos em um, no que diz respeito a sua arborização.
 
ROBERTO TOURINHO
SECRETÁRIO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE
 
DEODATO PEIXINHO
DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE ÁREAS VERDES DE FEIRA DE SANTANA


Nenhum comentário: