domingo, 26 de abril de 2015

Temperatura máxima no domingão da Micareta

 Samba de roda, samba duro, chula de terreiro, piegas e outros ritmos “sambados” desde o Recôncavo Baiano às cercanias das zonas rurais de influência da macrorregião de Feira de Santana estiveram presentes neste domingo de Micareta, com a apresentação magistral do grupo Quixadeira da Matinha, uma   das nossas mais autênticas expressões culturais.
Marcados por palmeados, pandeiros, reco-recos, cavaquinhos, violões e violas dobradas, os temas musicais da Quixadeira da Matinha  remete à simplicidade da vida bucólica no campo. Identificados com o som  que parece brotar de debaixo do barro do chão, os componente do bloco se entregam ao folguedo que já se transformou numa das principais atrações da Micareta de Feira de Santana.

Tracajá na avenida

 
Até o prefeito José Ronaldo de Carvalho se rendeu ao apelo folclórico do Bloco Tracajá, puxado por ninguém menos que Fred Menendez e o seu Rixô Elétrico, um mine-trio em forma de fubica que faz muito sucesso na orla da Cidade Baixa, em Salvador. O repertório é um tributo aos pais do trio elétrico, Dodô e Osmar, além, é claro, do multi-instrumentista Armandinho Macedo.

Criado pelo repórter fotográfico Reginaldo Pereira (Tracajá), o bloco arrasta figuras expressivas dos meios de comunicação, artistas, políticos, empresários e performáticos da cultura local.

A animação do Tracajá também é garantida pela Sinfônica Tracajá (banda de sopro) e é acompanhado por um trenzinho lotado de crianças, filhos e parentes do do bloco que tem como seu “rei” o radialista Silvério Silva, o polar Nozinho.

O Zerinho virou Zerão

   O bloco Zerinho, que nas micaretas passadas abria espaço para os foliões mirins, constituído dos filhos e parentes dos profissionais de comunicação da cidade, este ano, numa mudança de 180 graus, sofreu uma inesperada transmutação e invadiu o Circuito Maneca Ferreira com foliões de todas as idades, enquanto as crianças vinham de carona no carro de apoio e em cima do trio animado pela cantora Katê. (Secom)

Nenhum comentário: