terça-feira, 7 de abril de 2015

REBORDOSA

O setor de lazer tem sido um dos mais atingidos pelos cortes orçamentários das famílias brasileiras, atingidas em cheio pela inflação nos alimentos, alta de impostos e aumentos de luz, juros e água. Foz do Iguaçu, por exemplo, teve redução de quase 50% no fluxo de visitantes neste feriadão da Páscoa, assustando os hoteleiros e outros setores que vivem do turismo. Teatro, shows, cinema e até futebol também têm sentido o impacto.

“Sem ação social não se pacifica nada”

A farsa da pacificação carioca
No Morro do Alemão, um dos primeiros a receber a chamada UPP (Unidade de Polícia Pacificadora – aqui para nós,uma contradição em termos), há alguns anos, no governo de Sérgio Cabral. Na época houve muita festa,belos  discursos anunciando a paz e promessas de ocupação social com agências bancárias, teatros, blá-blá-blá.
Enquanto isso, a bandidagem do tráfico saía pela porta dos fundos (inclusive porque foi acintosamente avisada, em detalhes, pela TV, da ocupação, cinco dias antes) e, claro, preparou seu retorno, que vem acontecendo agora, resultando numa guerra que tem matado mais inocentes do que bandidos ou policiais.
Em resumo: uma das principais falhas da tal ocupação foi não ter havido uma ação abrangente do Estado. Limitaram- se a colocar Polícia.E ponto final.

Ainda sobre o Rio (I)
É fato amplamente sabido que não se combate a violência em comunidades das quais se quer expulsar os agentes do crime APENAS com a Polícia. Esta é, sem dúvida, necessária num primeiro momento, mas deveria vir seguida, de imediato, por ações públicas sociais: saneamento, urbanização, áreas de lazer, escolas, creches etc. Bem como a criação de condições efetivas para empreendimentos privados Do contrário, dá no que está dando.
Ainda sobre o Rio (II)

Sessão nostalgia: no dia 4 de dezembro de 2008, o então presidente Lula visitou o Complexo do Alemão, em evento realizado num antigo depósito de gás abandonado, próximo às comunidades da Nova Brasília e Grota. Lá, sob forte esquema de segurança comandado pela Força Nacional, e acompanhado de diversos políticos, como Sérgio Cabral, Eduardo Paes, Edson Santos, Benedita da Silva e Tarso Genro, Lula lançou o Territórios da Paz, além de anunciar diversas outras obras de melhorias para a região. Pois sim!

E por falar em Brasil...(I)
Alguns me acham “pessimista”, mas vejam se não tenho razão: no feriadão da Páscoa, 12 agências bancárias foram atacadas no Rio Grande do Sul, seis delas em apenas um dia; em Salvador, foram mais de 600 assaltos a ônibus urbanos nos primeiros três meses do ano; em Recife e no Rio, pelo menos oito pessoas morreram por bala perdida, nas duas últimas semanas. São apenas ALGUNS exemplos...

E por falar em Brasil...(II)
Os caixas eletrônicos estão sendo retirados de diversos postos de combustíveis e outras lojas, em Salvador, que temem ser explodidas.
Enfim, somos um país onde não pode haver o conforto desse tipo de sistema para todos.
Além disso, insistem em nos fazer andar de bicicleta num trânsito selvagem. É mole?

Nenhum comentário: