sábado, 30 de agosto de 2008

Sempre Livre - 30/08

Olimpíadas
O Brasil encerrou sua participação nos Jogos Olímpicos em 24° lugar. Não é o desempenho esperado ou desejado, mas, não tá tão ruim quanto dizem os críticos. Afora algumas decepções (futebol masculino), ou frustrações (futebol feminino e vôlei masculino) ficamos a desejar ainda em judô, vôlei de praia, atletismo e hipismo, entre outros esportes onde havia a esperança de um desempenho melhor. Mas o Brasil sai dos Jogos Olímpicos à frente de todos os demais países sul americanos, e à frente até mesmo de Cuba, uma tradicional “papa medalhas”. Uma ou duas medalhas de ouro a mais, e estaríamos entre os 15 ou 16 melhores do mundo. Sim, decepções e frustrações existiram, mas, como disse, não foi tão ruim quanto dizem.

Incompetência premiada
A seleção de futebol masculino, que já entrou em campo derrotada no jogo contra a Argentina, uma equipe sem liderança, sem atitude, sem garra, sem respeito próprio, teve nada menos que nove jogadores convocados pelo técnico Dunga para os difíceis jogos que temos pela frente nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010. Um prêmio pela incompetência e covardia demonstrada em campo. Vem mais decepção por aí.

Quem era o prefeito?
O candidato do PT, Sérgio Carneiro, continua insistindo de que foi um grande benfeitor da cidade, quando seu pai era governador e ele presidente da famigerada Interurb. Aparece na televisão, com a maior cara de pau, desfilando obras do governo do Estado e da Prefeitura, como se tivessem sido realizadas por ele. Por conta disso, o vereador Roberto Tourinho já protestou no plenário da Câmara Municipal, pois segundo afirma, e com razão, muitas das obras alegadas por Sérgio, foram realizadas na verdade por falecido prefeito José Falcão da Silva, pai de Tourinho. Ser engenheiro de obras prontas é ótimo, mas eu gostaria que ele explicasse, por exemplo, onde foi parar o dinheiro para construção do acostamento da Avenida José Falcão da Silva, realizada pela Interurb. Isso ninguém assume.

Populares
Vem aí o Encontro de Figuras Populares. Segundo Reginaldo Pereira, já tem gente se assanhando pra participar. Mas, lá entra quem é realmente popular. Xô, bicão!

No Priquito
Inês era prostituta numa cidadezinha do interior, e morava num bordel na localidade do “Periquito”. Certa noite, o pau quebrou e muita gente foi parar na delegacia. Convidada a depor, Inês disse ao delegado: “Seu delegado. Eu nasci no Priquito, no Priquito me criei. Ganhei cabelo branco no Priquito. Mas nunca vi tanto pau no Priquito como vi essa noite”.

Depoimento
Falando em brigas e depoimentos, eu me lembrei de um caso que Pipiu Bahia conta. Segundo ele, teve uma briga na igreja Matriz, lá pela década de 50. As mulheres que estavam no mezanino da igreja gritavam enquanto os maridos se engalfinhavam lá em baixo. Chamado a depor, um sujeito disse ao delegado: “Seu delegado. Eu fui de uns que viu o meximento das mulheres por riba e dos homens por baixo. Quando eu corri pra porta da igreja, já encontrei seu Valadares com o pau na mão”.

Cópia
O Site do candidato Colbert Martins está soltando foguetes porque o Blog da Feira divulgou o que o site do candidato do DEM é plágio (cópia) do site de Barack Obama, candidato a presidente dos Estados Unidos. Duas perguntas: 1 - Desde quando é ruim copiar o que é bom? 2 – O que tem o fiofó a ver com as calças?

NoiteDia
A edição do jornal NoiteDia de hoje traz uma entrevista com o candidato a prefeito, Colbert Martins Filho (PMDB). No meu editorial falo da “excrescência” que a tal da taxa de assinatura de telefones fixos. Não sei quanto a vocês, mas eu tô cansado de sustentar vagabundos e ladrões.

Hilário eleitoral
Estive ouvindo a propaganda eleitoral e confesso que dei boas risadas, embora a coisa seja trágica. É que eu não agüento ver a performance de algumas figuras no rádio ou na TV. Tem um que mente, descaradamente. Distorce os fatos, confunde a opinião pública, usa as mesmas táticas de 20 anos atrás. O outro, parece um pastor vociferando no púlpito contra o “inimigo”, e os “filhos de Belial”. A coisa fica mais gozada ainda quando aparecem os candidatos a vereadores. Eu tive uma crise de risos quando um falou em Dr. Colbé Martinho.

Philosopher
Nestes tempos eleitorais, tem um dito popular que cai bem no momento: “Político é que nem dono de sauna, vive do suor dos outros”.

Dr. Martinhos
Essa entrou pro folclore: Quando eu trabalhava no gabinete do ex-prefeito Colbert Martins, lá pelo início dos anos 80, tinha uma funcionária chamada Tereza, a quem o prefeito encarregava de entregas os passes livres em ônibus.Conforme ele ia autorizando, Tereza, que a gente chamava de “Têco”, ia entregando. Toda semana aparecia por lá um caboclo da zona rural, procurando uns passes que Colbert tinha lhe prometido. E Têco sempre dizia: “Dr.Colbert ainda não autorizou”. Um certo dia ele se aborreceu e desabafou pra cima da moça: “Dona Têcos, a senhora está segurando meus passos. Eu falar com Dr. Colbert Martinhos”.

_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_

Por hoje é só, que agora eu vou ali desmentir alguns políticos mentirosos. Vai ser caco de político pra todo lado.


“Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos! A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem. Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida... mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adoro, embora não declare e não os procure sempre...”
(Vinícius de Moraes.)

3 comentários:

Anônimo disse...

Chamar um candidato de cara-de-pau e outros adjetivos não é a melhor forma para direcionar críticas, haja com diplomacia e sobretudo com educação e respeite o seu leitor meu amigo!

Anônimo disse...

Depois de dizer que o Dom Pedro é um paraíso de hospital, cristóvam agora ataca políticos de forma rídicula e deseducada.

Anônimo disse...

Sobre o que diz o "Philosopher", Eça de Queiróz disse que "as fraldas e os políticos devem ser periodicamente trocados, e sempre pelo mesmo motivo".
Um abraço de Raimundo Lopes.
Em tempo: Esqueci de assinar o comentário do TAF!