sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Coluna da Semana




Sobre o Haiti
O país mais pobre das Américas foi vitima desde o final dos anos 50 até meados dos anos 80 da tirania de François Duvalier (Papa Doc) e, depois, do seu filho, Jean Claude Duvalier (Baby Doc), que mantiveram-se no poder graças à ignorância da população e à violência e do medo impostos pelos seus soldados e os temidos Tontons Macoute (Bichos-Papões), os principais membros da repressão, que torturavam e matavam os opositores do regime. A maioria da população é formada por gente ignorante e supersticiosa, que ainda pratica magia Vodu, que permite sacrifícios humanos. E, pelo andar da carruagem as Américas do Sul e Central, vão passar novamente por um período de trevas, justamente porque as populações não estão reagindo aos desmandos e tiranias dos governantes.

Ajuda

O presidente Lula está liberando alguns milhões para ONGs, todas ligadas ao PT, para ajuda às vítimas do terremoto no Haiti. E para as vítimas das chuvas e enchentes no Brasil, quanto ele já liberou?

Deu no rádio
Esta foi num programa de rádio, bem cedinho. O âncora comentava a falta de união entre alguns radialistas nos seguintes termos: “Muitos colegas deveriam ser o mesmo, tanto na ausência quanto na presência”? (Sandro Penelu in “Caneta Afiada”.

“Metralhadora”

O noticiário policial desta semana dava conta de que um bandido foi preso portando uma metralhadora calibre 40 e dois cartuchos. Me fez lembrar uma pistola de dois canos, calibre 22, que ganhei de presente no início da década de 70. Era uma arma bastante popular na época, conhecida como “dois tiros e uma carreira”.

Formadores

A líder sindical Conceição Borges disse esta semana no programa de Gilvan Franklin que está sendo ministrado para o pessoal da zona rural um curso de “formação de formadores”. Mas, formadores de que?

Pensamento

“É impossível levar o pobre à prosperidade através de legislações que punem os ricos pela prosperidade. Por cada pessoa que recebe sem trabalhar, outra pessoa deve trabalhar sem receber. O governo não pode dar para alguém aquilo que tira de outro alguém. Quando metade da população entende a idéia de que não precisa trabalhar, pois a outra metade da população irá sustentá-la, e quando esta outra metade entende que não vale mais a pena trabalhar para sustentar a primeira metade, então chegamos ao começo do fim de uma nação. É impossível multiplicar riqueza dividindo-a.” (Adrian Rogers, 1931)

Finalmente
A formatura da primeira turma do curso de Medicina da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) acontece, finalmente, no dia 30 deste mês, a partir das 20 horas, com solenidade de Colação de Grau no campus. O médico César Oliveira será o paraninfo da turma, enquanto que o patrono será o também médico Renato Pires. 22 estudantes concluíram o curso após muitos percalços enfrentados, como falta de professores e greves, entre outras coisas que atrasaram a histórica formatura da primeira turma.

Jaques Wagareza

As oito viaturas equipadas pelo Governo Municipal para servir aos oito distritos de Feira de Santana, através de parceria com a Polícia Militar, estão à espera de convênio com o Governo da Bahia para entrarem em operação. Os veículos foram preparados pela Prefeitura para reforçar a segurança pública, atendendo exclusivamente à zona rural. Já estão totalmente equipadas com giroflex, sirene, rádio e toda a estrutura necessária para funcionar como viatura policial. Entretanto, para entrar em operação é necessária a autorização do Governo da Bahia, cuja solicitação já vem sendo feita pelo prefeito Tarcízio Pimenta desde o ano passado. Enquanto isso, a média de homicídios este ano é de mais de um por dia.

115 voltas na Terra
Deu no Congresso em Foco: “Eles deram 115 voltas na Terra. E você pagou. Os senadores botaram o pé na estrada e pisaram fundo nos gastos com o dinheiro público no ano passado. Somente a despesa dos dez parlamentares que mais gastaram com combustível nos últimos nove meses de 2009 daria para bancar 291 viagens de carro (com a gasolina a R$ 2,80) entre as duas capitais mais distantes do país, Porto Alegre (RS) e Boa Vista (RR), separadas por 5.348 km. Ou percorrer 343 vezes a rodovia mais extensa do Brasil, a BR-101, com seus 4.551 km, que ligam o Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. Daria também para inspecionar as condições de toda a malha rodoviária asfaltada do território nacional nove vezes. Para gastar o que gastaram com combustível, os dez senadores teriam que rodar 1,5 milhão de quilômetros. Daria para dar 115 voltas em torno da Terra (o diâmetro da Terra é de 13 mil quilômetros). Sem comentários.

E os Baianos?
Os nossos representantes no senado gastaram quase R$ 500 mil. O feirense João Durval (PDT/BA) gastou 146.048,94; ACM Junior (DEM/BA) 164.844,09; e o recordista foi César Borges (PR/BA) que gastou a bagatela de 179.682,01.

Estudos
A todo momento alguém publica que um estudo realizado (nem sempre se sabe por quem, por que, onde, nem pra que) aponta que isto ou aquilo pode fazer mal ou bem à saúde. A verdade é que algum “Zé Ruela” se dá ares de cientista e toca a publicar em Blogs, Tweeters e outros bichos, como se fossem verdadeiras seus “estudos” e “experimentos” científicos (?) e as suas jumentalescas conclusões. E ainda tem que dê ouvidos a tais jumentalidades.

_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_
Por hoje é só que agora eu vou ali fazer um estudo sobre a atividade dos jumentos nos canais marcianos e sua influência sobre as bestas quadradas da Terra.

Nenhum comentário: