sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Crônica da Semana


A natureza reage

“Buliram muito com o praneta/
O praneta como um cachorro eu vejo/
Se ele já num guenta mais as pulga/
Se livra delas num sacolejo” (Raul Seixas)


A natureza é uma constante. Embora composta por seres vivos e inanimados, ela não tem atributos humanos, como a emoção que gera amor ou ódio. Numa comparação simples, eu posso dizer que a natureza é como um dos seus mais temidos seres, a cobra cascavel, que apenas segue seus instintos. Se tem fome, vai em busca de alimento. Se tem sede, vai em busca de água. Acasala-se sem paixão, apenas para perpetuação da espécie. Como a maioria dos animais, foge do ser humano. Se agredida, reage. E sua reação pode ser fatal.
Assim é a natureza. Ela está lá, à espera que o ser humano desvende os seus segredos e entre em harmonia com ela sem, contudo, se agredirem. Apenas seguindo a ordem natural das coisas. Mas, quando agredida, reage, e sua reação é sempre mortal.
O que está acontecendo com o planeta terra é a reação da natureza às agressões humanas. E aí vêm as pragas, furacões, tsunamis, terremotos e tantos outros desastres naturais que ceifam centenas e milhares de vidas, na maioria, inocentes. Mas, a natureza não distingue entre inocentes e culpados. E, a bem da verdade, todos são culpados, a partir do momento em que não se mobilizaram para impedir as agressões à natureza, promovidas por gente ignorante e sem escrúpulos. Todos pagam o preço.
Desde jovem ouço os alertas dos cientistas para os perigos da agressão à natureza. Mas, os governantes não lhes dão ouvidos. E não poderiam dar. São pessoas desprovidas de conhecimento e escrúpulos, incapazes de reconhecer seus erros, preocupados apenas com seus cargos, seus rendimentos financeiros, suas posições políticas e sociais. Mas, quem os elege somos nós, os trabalhadores, contribuintes, que pagam seus altos salários para que cuidem da infra estrutura das nossas comunidades, enquanto trabalhamos para garantir o suprimento das nossas necessidades elementares.
Eu sei que estou sendo chato repisando essa conversa, fazendo chover no molhado. O diabo é que todo mundo sabe que tudo isso é verdade, mas, ninguém faz nada, ninguém reage. Eu luto com as armas que tenho. A sociedade tem mecanismos para mobilizar seus membros, suas instituições, e reagir. E essa reação não pode mais esperar, pois pode ser tarde demais.

Nenhum comentário: