sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Artigo da Semana


O toque de Midas

O Rei Midas, figura da mitologia Grega, teria vivido na cidade de Frigia. Ele pediu ao deus Baco que o dotasse de um dom para que tudo o que ele tocasse se transformasse em ouro. Foi atendido. Mas, até os seus alimentos se transformavam em ouro assim que ele os tocava. Só não morreu de inanição por benevolência de Baco, que revogou o dom dado ao ambicioso Midas.
Na atualidade se diz que algumas pessoas têm o “toque de Midas”, pois tudo o que se propõem a fazer obtém sucesso. O empresário Jodilton Souza tem este dom. Eu o conheci quando ainda era jovem, um professor recém formado, que, com alguns colegas montou um cursinho pré-vestibular em Feira de Santana.
Já se vão 40 anos e o cursinho virou o complexo educacional que envolve o colégio e a Faculdade Nobre. No decorrer do tempo dois sócios se afastaram, ficando apenas ele e Luciano Ribeiro, que, atualmente, está afastado das atividades, mas, continua sócio. No decorrer destes anos Jodilton se dedicou a outras atividades.
Foi diretor de clube social, montou casa de espetáculos, arrendou emissoras de rádio, fez parte ativa da sociedade organizada nas suas mais diversas áreas. Aproximei-me dele na década de 90, quando ele era um dos diretores do Movimento Cursilho da Cristandade, da igreja Católica. Usando o seu dom de professor, suas palestras sempre eram interessantes, seguras, prendendo a atenção da platéia.
Com sua vida empresarial consolidada, o inquieto Jodilton, dedica-se agora a o que pode ser um hobby, mas também não deixa de ser um modo de fazer dinheiro. Se for bem sucedido não se poderá mais ter dúvidas de que ele realmente tem o toque de Midas, pois é um ramo muito instável: o futebol. Depois de ter sido diretor do Feirense e do Fluminense de Feira, ele adquiriu a Associação Desportiva Bahia de Feira, e no primeiro ano, levou o “Tremendão” à primeira divisão do campeonato baiano.
É cedo, porém, para se fazer alguma previsão. Depois de um início claudicante no campeonato (empates com Fluminense e Feirense, e derrota para o Camaçari), o Bahia de Feira conquistou um expressivo resultado sobre o poderoso Bahia de Salvador (5 X 3). Antes, havia vencido o Itabuna por 3 X 0. Mas, voltou a empatar, desta vez com o Ipitanga.
Ninguém em sã consciência pode fazer previsões sobre o futuro do Bahia de Feira no campeonato deste ano. Mas uma coisa é certa: o Clube está em boas mãos e no caminho certo para o sucesso. Nas mãos do seu proprietário e presidente do Conselho Deliberativo, Jodilton Souza, e do seu jovem presidente, Thiago Souza, filho de Jodilton, que parece ter herdado o dom do pai.
Afinal, filho de peixe, peixinho é.

Nenhum comentário: