sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Artigo da Semana


Acredite se quiser

Na semana passada. Zé Coió publicou um artigo de Arnaldo Jabor que desancou o povo brasileiro, chamando todo mundo de “babaca”. Eu mesmo, falei sobre o fato de que as pessoas não gostam de ter seus defeitos e fragilidades expostos, e reagem mal quando isso acontece. A maioria das pessoas tende a não acreditar no que está vendo, mas acredita em tudo que lhes dizem os governantes. Isso, para mim, é babaquice, e concordo com Jabor: somos uns babacas.
Nós sabemos, por exemplo, que o governo Lula é o mais corrupto de todos os tempos. Constatamos isso a todo o momento via escândalos e mais escândalos que nos são mostrados diariamente pela imprensa. Daí, o esforço do pessoal do governo em tentar calar a imprensa. Mas, nós não acreditamos. Preferimos crer que tudo está bem, que o Brasil é o bam-bam-bam da comunidade internacional e que os países ricos estão comendo na nossa mão.
Preferimos não acreditar que nossos políticos são ladrões e corruptos, que a nossa gasolina é a mais cara do mundo, que o dinheiro dos nossos impostos não é desviado, que os governos são inoperantes, corruptos e coniventes com o crime organizado. Aliás, crime este que está muito bem organizado, melhor aparelhado que os governos. Tudo isso sem falar no lucro exorbitante dos banqueiros, sanguessugas do povo brasileiro.
Fingir não saber o que sabemos, parece minimizar a nossa dor e a nossa incapacidade de reagir para mudar esse estado de coisas. Isso acontece porque todos nós estamos, de alguma forma, a depender de favores e não proclamamos a nossa independência batendo de frente com os políticos, cobrando deles a devida honestidade e cuidado com a coisa pública. Afinal, nós os pagamos para gerir o que é nosso.
Concluindo: O medo nos impede de reagir. E a nossa indigência de coragem nos leva à mendicância, a viver de favores de políticos, como se eles não fossem obrigados, por dever, a trabalhar para nos dar melhores condições de vida, para não termos que viver das suas esmolas. Todo mundo tem medo de perder alguma coisa, por mínima que seja. Só pra lembrar, principalmente aos que se dizem cristãos: “quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; Mas, quem sacrificar a sua vida por amor a mim, salvá-la-á” (Lucas 09-24).
Com isso, Cristo nos diz que não devemos ter medo de nada, sob pena de perdermos a nossa alma. Mais que o medo de morrer, eu temo morrer sem lutar. E pra terminar, eu lembro os versos de Taiguara: “Pra ser feliz com mentiras, melhor que eu chore com fé”.

Nenhum comentário: