quarta-feira, 13 de agosto de 2025

Feira intensifica ações de prevenção e tratamento ao uso do cigarro

 

As ações incluem orientações à população, capacitação de profissionais da saúde e atividades educativas em escola

A Secretaria Municipal de Saúde vai promover, neste mês, atividades alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado em 29 de agosto. As ações incluem orientações à população, capacitação de profissionais da saúde e atividades educativas em escola com foco na conscientização sobre os riscos do tabaco e do cigarro eletrônico.

No dia 18, pela manhã, será realizada uma ação na Base Comunitária da Rua Nova, com orientações sobre os riscos do tabaco, prevenção ao colesterol, atualização do calendário vacinal e informações sobre como buscar atendimento especializado para quem deseja parar de fumar.

No dia 29, a programação será voltada aos odontólogos da Atenção Básica, no auditório da Faculdade Estácio. A atividade vai abordar a relação entre o tabagismo e doenças na cavidade oral, com a participação da coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps ad), Mariana Rios, que apresentará diretrizes e protocolos para o acolhimento e tratamento de fumantes na rede municipal.

Também está prevista uma atividade em escola com o objetivo de alertar os jovens sobre os perigos do cigarro eletrônico.

A enfermeira referência técnica em Saúde Mental/Tabagismo, Cristiane Bastos, destaca que a programação tem um papel essencial na prevenção. “Nosso objetivo é sensibilizar a população sobre os danos do tabaco, incentivando hábitos de vida mais saudáveis e reforçando que parar de fumar é possível com apoio e acompanhamento especializado”, afirma.

TRATAMENTO GRATUITO

Além da assistência oferecida na Atenção Primária à Saúde, pessoas que fazem uso excessivo do cigarro e desejam abandonar ou reduzir o consumo podem contar com atendimento gratuito no Caps ad Dr. Gutemberg de Almeida. Atualmente, cerca de 100 pacientes recebem acompanhamento no serviço.

O tratamento, inserido no Programa Nacional de Controle do Tabagismo, inclui adesivos de nicotina (7 mg, 14 mg e 21 mg), goma de mascar e o medicamento Bupropiona, além de sessões de terapia cognitivo-comportamental, atividades educativas e estratégias de redução de danos — como escovar os dentes e se alimentar antes de fumar o primeiro cigarro do dia ou reduzir gradualmente o consumo.

“As estratégias são trabalhadas semanalmente com o apoio de uma equipe multiprofissional. No primeiro encontro, realizamos uma triagem para avaliar o nível de dependência. Em seguida, discutimos gatilhos emocionais, estilo de vida e práticas para enfrentar o vício”, explica a coordenadora do Caps ad, Mariana Rios.

Segundo ela, o acompanhamento é realizado por profissionais de enfermagem e uma médica especializada. “Não se trata apenas de parar de fumar, mas de entender as razões que levaram ao vício e resgatar a qualidade de vida. Cada caso exige uma abordagem personalizada”, acrescenta.

O Caps ad funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, em regime de porta aberta — sem necessidade de encaminhamento prévio. Para iniciar o tratamento, é necessário apresentar cópias do RG, cartão do SUS e comprovante de residência. O serviço é exclusivo para moradores de Feira de Santana.


Nenhum comentário: