sexta-feira, 21 de novembro de 2008


Um dia a casa cai

Há alguns anos a população brasileira tem acompanhado pelos veículos de comunicação cenas espetaculares das polícias realizando prisões antes inimagináveis. Tubarões, bandidos de colarinho branco, estão sendo caçados, presos e levados para delegacias. Isso passa para as pessoas uma sensação de que acabou a impunidade. Bandidos estão sendo tratados como bandidos, sejam eles de baixo ou alto coturno.
Aqui em Feira de Santana, empresários muito ricos têm sido presos, alguns passando até alguns dias no presídio Regional. Por força de fianças, habeas-corpus e outras mumunhas da Lei, estão em liberdade, respondendo processos ou aguardando julgamento.
Esta semana o prefeito de São Gonçalo dos Campos, José Carlos Lacerda, foi preso sob as acusações de improbidade administrativa e crime ambiental. Lacerda alega inocência e, para não parar na cadeia, é possível que tenha dado o que no futebol se costuma chamar de “Migué”, que é quando o jogador simula uma contusão para não entrar em campo. Assim, o prefeito poderia ter simulado um mal súbito para ser internado num hospital. Enquanto isso seus advogados trabalham para pagar uma possível fiança ou obter um habeas-corpus, livrando-o assim da cadeia.
Eu tenho dito insistentemente que tudo isso, todo esse trabalho demonstrado pelas polícias não me satisfaz. Porque elas prendem os bandidos e eles são soltos pouco tempo depois, quando não imediatamente após a prisão. Daí, os rumores entre a população de que é a própria Polícia quem está executando bandidos nas ruas de Feiras de Santana. Segundo se comenta, policiais, cônscios das suas funções, não suportando mais prender bandidos para vê-los soltos ao sabor das ações de advogados, juízes e promotores, resolveram tomar a atitude de eliminá-los de uma vez.
Mesmo que parte das nossas forças policiais estejam, digamos assim, “jogando para a torcida”, fazendo encenações para dar uma satisfação à sociedade, alguns setores ainda agem pra valer, e é isso que pode fazer a diferença. Os “espertos”, os ladinos, podem até achar que podem continuar agindo sem o risco de que lhes aconteça qualquer coisa, pois a impunidade no Brasil é histórica. E é essa certeza de impunidade que produz o caos na sociedade.
Porém, aqui ou ali, a justiça prevalece, não na forma em que foi concebida, mas na sua essência. Ou seja, pode-se até enganar as pessoas, usar a Lei a seu favor e receber os privilégios que ela faculta aos poderosos e abastados. Contudo, algum dia a casa pode cair. Algo pode dar errado e a justiça ser aplicada. Mas nada tira a vergonha de ser preso, algemado e ir parar na cadeia.
Não por acaso já proibiram o uso de algemas em algumas situações.

Nenhum comentário: