sexta-feira, 24 de abril de 2009

Artigo da Semana


Os números da Micareta

Apesar da tão propalada crise financeira mundial, apesar das ações daqueles que queriam cancelar a Micareta, o que fez com que muita gente, até de fora do Estado, deixasse de vir para a cidade, a Micareta deste ano foi uma das melhores dos últimos tempos. Os números por si só demonstram isso.
Os barraqueiros, que sempre reclamam de movimento fraco, este ano mudaram o discurso. Houve até uma barraqueira que declarou ter vendido mais que no carnaval de Salvador. O preço da cerveja caiu e chegou a ser vendida por R$ 1,00 a latinha e R$ 1,50, o latão. Com o aumento da venda de cervejas, os catadores de lata também saíram ganhando, retirando da avenida para a reciclagem toneladas de metal.
Para a Polícia, foi uma Micareta das mais tranqüilas, com apenas uma morte registrada no circuito da festa, e ainda assim não diretamente relacionada com ela, pois se tratou de rixa entre bandidos. Poucos também, ainda segundo a Polícia, foram os casos de brigas, furtos e roubos. Os números foram inferiores ao do ano passado. Também para a Secretaria Municipal de Saúde, que montou postos de atendimento no circuito da festa, poucos foram os atendimentos, e nenhuma ocorrência grave. Um homem morreu enfartado, mas, segundo seu próprio filho, ele sofria de problemas cardíacos, e foi levado por ele para a festa, justamente para se distrair e esquecer o aborrecimento com a derrota do seu time do coração.
As modificações feitas no circuito surtiram efeito, inclusive o novo espaço criado no Tomba, foi um sucesso. O prefeito Tarcízio Pimenta acertou em cheio ao contratar 70% de atrações locais, e negociar diretamente as contratações, livrando-se da influencia nefasta de empresários e outros atravessadores, que, segundo se tem comentado nos bastidores, estão tendo lucros exorbitantes. Isso barateou a festa.
Agora se discute a mudança do sítio da festa para o ano que vem, levando o circuito para além da igreja dos Capuchinhos, para evitar os transtornos causados pelo atual modelo no centro da cidade. A idéia é louvável.
É sempre bom lembrar que a Micareta começou na Rua Conselheiro Franco, entrou nas praças do centro, invadiu a Avenida Senhor dos Passos e instalou-se na Avenida Getúlio Vargas. Em todas estas mudanças, sempre houve resistência dos conservadores ou daqueles que defendiam seus próprios interesses, sem se importar com o interesse coletivo. Para se tirar a Micareta da Avenida Getúlio Vargas, que não mais comportava a festa, e levar para a Avenida Presidente Dutra, foi uma verdadeira “guerra”.
Eu tenho dito que, o Parque de Exposições, que é um elefante branco, que só é utilizado um vez por ano, bem que poderia ser adaptado para receber, não só a Micareta, como outros grandes eventos. E principalmente agora, que se anuncia que a Avenida Noide Cerqueira será aberta até a BR-324, passando por trás do Parque, evitando-se os riscos da entrada e saída pela BR-324, não há mais nada que impeça a execução de tal projeto. A questão agora é só de vontade política.

Nenhum comentário: