A Tecbag Brasil inaugurou unidade fabril no município de Riachão do Jacuípe, no último sábado (6). A empresa e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), assinaram protocolo de intenções para cessão de galpão, onde a fábrica foi implantada. De acordo com a companhia foi investido R$ 2,5 milhões para fabricar e comercializar big bags de polipropileno (ráfia) de altíssima qualidade e tecnologia. A capacidade de produção são de 3,24 milhões de unidades/ano.
“Inauguramos
mais uma grande conquista para a Bahia. Hoje celebramos um trabalho em conjunto
entre a companhia, o governo Municipal e o governo do Estado, por meio do time
da SDE, da qual eu tenho alegria de servir como secretário do governador
Jerônimo Rodrigues. Riachão do Jacuípe agora abriga a nova unidade fabril da
TECBAG Brasil. São 300 novos empregos diretos, fortalecendo a economia e
gerando oportunidades para o município e a região”, afirma o secretário Angelo
Almeida.
Durante seu discurso, Leandro Miranda, diretor Comercial da Tecbag Brasil, agradeceu todo o trabalho realizado pela SDE. As tratativas começaram há pouco mais de seis meses. “Estive na SDE na quinta-feira de carnaval e o secretário me perguntou: ‘esse trabalho vai gerar emprego porque meu trabalho é gerar emprego para o povo baiano. – E após tratativas decidimos implantar a primeira etapa do projeto”, diz Leandro Miranda, diretor Comercial da Tecbag Brasil.
O
projeto foi planejado para ser executado em quatro fases. Na primeira será
instalado o complexo, priorizando o atendimento aos clientes das regiões
Nordeste e Norte. Está projetado para fases seguintes a instalação de uma
unidade de recuperação de aparas (resíduos plásticos de ráfia), permitindo a
reutilização dos materiais não aproveitados durante o processo de transformação
e confecção dos big bags.
Mercado
Segundo a Associação Brasileira dos Produtores de Fibras Poliolefínicas (Afipol), cerca de 73,4% das embalagens de ráfia, tanto sacarias (50 e 25 quilos) quanto big bags, produzidas são consumidas pelos segmentos de farinha, farelo, fertilizante, açúcar, semente e ração. Já o segmento de minério e cimento, que era dominado pelo papel em suas embalagens, vem apresentando a tendência de migração para as embalagens de ráfia. Hoje, cerca de 20,1% da produção já e embalada em big bags.
Fotos Giulia Guimarães - Ascom SDE
Nenhum comentário:
Postar um comentário