sexta-feira, 1 de março de 2013

Lembram-se da inflação? Ela está de volta.

Cristóvam Aguiar

Eu disse a meu filho de 17 anos que eu já tive a minha carteira de trabalho assinada com o salário de 1,5 milhão e ele tomou um susto. É que os jovens com menos de trinta anos ou não eram nascidos ou eram crianças e não se lembram da ciranda inflacionaria em que vivia o Brasil. O papel moeda não valia nada, porque o governo gastava mais do que o lastro que tinha para garantir o valor dos seus papéis, e os preços dos produtos aumentavam diariamente. A isso se chama “inflação”, que é o terror de todos os governantes sérios.
         Fernando Henrique Cardoso, ainda ministro da Fazenda de Itamar Franco, criou o Plano Real, o mais bem sucedido plano governamental para controle da inflação já realizado no País. Ao longo da história foram muitos: Cruzeiro Novo, Cruzado, Plano Collor, e tantos outros.
         Durante os governos de Itamar Franco e FHG (cerca de dez anos), a inflação esteve realmente controlada. Mas a partir do governo Lula ela começou a ser alimentada e agora está voltando com toda a força. Se você compra tem que pagar. Assim sendo, para o governo fazer gracinha para o povo, dando bolsa família, bolsa isso, bolsa aquilo, salário para presidiários, ajuda de custo para mulher engravidar e parir, e toda essa baboseira populista e hipócrita criada pelo PT, alguém tem que pagar a conta.
         O país enfrenta problemas sérios como a longa estiagem no Nordeste, que além de reduzir a produção de alimentos também gera uma crise na geração de energia elétrica, e as grandes enchentes nas regiões Sul, Sudeste, Norte e Centro Oeste. A escassez de alimentos fez subir os preços dos alimentos, por conta de uma lei natural do mercado que a relação oferta/procura. Mas uma coisa puxa a outra. Os prestadores de serviços, os profissionais liberais, todos aumentam seus preços porque precisam fazer frente às despesas com alimentação.
         E o pior é que o governo não segura seus preços. Além da escorchante carga tributária, a população ainda tem que arcar com constantes aumentos de água, energia, telefone, e tarifas públicas. Mentindo, como mente o governo ao dizer que o país vai bater esse ano recordes em produção de grãos, e sustentando que não há alta de preços, vai ocorrer o mesmo que aconteceu ao final do governo Sarney.
         Na época, o governo segurou como pode, inclusive com mentiras, a taxa real da inflação. Logo após as eleições a população teve que enfrentar um súbito aumento de preços protagonizado pelo próprio governo, e a inflação explodiu de uma forma nunca antes vista.
         Não sou economista, mas há muito venho dizendo que alguém teria que pagar esta conta da farra dos governantes, e que seríamos nós. Pois é. Quem trabalha para sustentar família já pode constatar que a inflação já voltou, e está mais forte a cada dia. O que comprava num mês, já não se compra no outro com o mesmo dinheiro, pois ele está perdendo o valor.

Um comentário:

Antonildes dos Santos disse...

Mude de supermercado! kkkkkkkkkkkk