quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

As doenças de hoje e o ano futuro.

Diz um amigo que doença, assim como mulher, tem dois tipos: a nossa e a dos outros. Uns gostam, outros não, mas em um ponto todos concordam: a dos outros parece sempre melhor. Sempre tem aquele para quem a unha encravada dói mais que um parto. Especialmente os homens. Aliás, os homens são mais covardes que as mulheres e os médicos mais covardes que os homens. Não sei se por conhecerem mais das doenças ou conhecerem mais dos médicos.
As doenças também podem ser herdadas ou adquiridas. Entre as adquiridas algumas são high-tech, o passo seguinte da evolução da espécie, consequência de quem não sabe construir sem causar efeitos colaterais. Dentre estas estão as alergias, doenças respiratórias, a lesão por esforço repetido, a síndrome da fadiga crônica (sim existe, não é você que é preguiçoso. Diga isso a seu pai.), a síndrome do pânico e o isolamento.
A síndrome do pânico parece atacar mais os que temem o japonês da federal e a carceragem de Curitiba, militantes de uma boquinha, e intelectuais ameaçados de ficarem sem a Lei Rouanet. É parecida com o que você sente ao receber o contra cheque, pagar os juros do cheque especial e a conta de luz. Parece que foi causada por pedaladas fiscais e a consagração ao diabo eleitoral, que atualmente encarna no desemprego.
Embora haja grupos de risco alguns desenvolveram resistência. Assim como os bebês que usam leite materno parece que empreiteiros, banqueiros amigos, cervejeiros industriais, donos de frigoríficos, monitores de zoológico, estão imunes desde que tenham sido alimentados pelas tetas estatais da Petrobrás. 
Outra doença moderna é a lesão por esforço repetido, como por exemplo, a tendinite dos digitadores e viciados da internet. Embora pareça, a impotência, não pode ser incluída neste grupo.

Aliás, o desemprego foi mostrado em um estudo como causa de maior número de divórcios. O indivíduo perde as referências e incapacitado como gerador da estrutura familiar piora sua relação com os filhos, a esposa, levando a separação. Aliás, quem de nós não fica insuportável com um carnet atrasado? Afinal, a prestação está para o capitalismo como a fogueira para a inquisição. Tenho um amigo que diz que ao atrasar uma promissória é como se ela tivesse o peso da âncora do Titanic amarrada na extremidade de sua libido. O afundamento é inevitável. A mulher reclama, a família esgarça, o Ricardo abocanha. Pais e filhos são separados entre cafezinhos nos gabinetes ministeriais.
As doenças respiratórias e alergias tem sua mortalidade aumentada pela poluição como mostra a conceituada revista médica New England. Pior efeito que a poluição teve a aglomeração urbana e as baratas. Estas, de insetos repelentes e fraqueza feminina foram promovidas através de seu cocô a um dos maiores alérgenos dos tempos atuais. Lentamente vai ultrapassando o ácaro aquele que divide a cama com você e sua mulher, só que com mais intimidade do que você jamais sonhou ter. Por outro lado, o pisoteamento da barata, uma das poucas utilidades que ainda restava aos maridos, deve ser extinta por ser atitude machista opressora.
O avanço do combate pulverizado não se sabe que reflexos poderá trazer a vida conjugal no atual estágio de nossa sociedade. Já a aglomeração urbana piora a qualidade do ar e da vida. Respirar está ficando mais perigoso que entrar na sauna com o Cunha e o Renan.
É preciso, portanto, recuperar o humanismo, ressurgir do limbo existencial, reduzir a competição, reestruturar a família, criar referencial moral para os filhos, reduzir a conivência e ampliar a convivência. Pesquisas mostram que quanto maior a rede social, real, viu?, de um casal, maior a expectativa de vida. O isolamento só não é pior que ser tesoureiro petista.
A insônia, a irritabilidade, a desagregação social e familiar, o medo, as doenças, a indiferença, são efeitos de algo que pode não ser perceptível aos olhos, mas é perceptível ao coração, mesmo daqueles que acham que não o tem.
Troque seu estilo de vida, recupere o humano adormecido você, afinal, se tem gente trocando a biografia por um cargo na Corte Suprema, sua troca será bem mais fácil e lhe permitirá o tranquilo uso do travesseiro
Feliz Ano Novo!


Nenhum comentário: