terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Quem acredita que envelhecer é ruim tem mais chances de desenvolver Alzheimer

Se você é daquelas pessoas que tem medo de envelhecer e acredita que a velhice é o momento mais triste da vida, trazemos más notícias: talvez, para você, a terceira idade realmente seja ruim. Quem constatou isso foi uma pesquisa do Yale School of Public Health. Segundo o estudo, as pessoas que encaravam o fim da vida com pessimismo tinham mais chance de desenvolver o Mal de Alzheimer.

Mulher idosa
iStock

Com base em ressonâncias magnéticas feitas em cérebros de pessoas saudáveis, os cientistas perceberam que o hipocampo de pessoas com crenças negativas sobre a velhice diminui ao longo dos anos. E a redução do hipocampo é um dos primeiros indícios de Alzheimer. É um sinal claro de que fatores psicológicos podem interferir no desenrolar de doenças degenerativas
Mas a descoberta pode também trazer uma boa notícia: ela é sinal de que conseguimos reverter a situação. "Apesar de a descoberta ser preocupante, é esperançoso saber que essas crenças negativas podem ser revertidas e que podemos ativamente reforçar as crenças positivas. Isso é bom", diz Becca Levy, cientista responsável pela pesquisa.

Por isso, não perca tempo - e acredite mesmo na "melhor idade". 

SuperInteressante

Nenhum comentário: