terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Como o álcool afeta a sua personalidade?

Muito se fala – e já se estudou – sobre a maneira como a ingestão de álcool influencia ações concretas do corpo humano, como o autocontrole ou o tempo de reflexo. Mas e a nossa personalidade? Será que ela também pode ser alterada com a bebida?

Rachel Winograd, psicóloga da Universidade do Missouri, nos Estados Unidos, acredita que sim. E vai além: ela descreve quatro tipos diferentes de "bêbados", com base em experimentos realizados em seu laboratório.
"Sempre falamos da maneira como as pessoas ficam diferentes quando bebem – há os bêbados 'alegres' e os bêbados 'chatos'. Mas não existia praticamente nada sobre isso na literatura científica", afirma.
Por isso, ela convidou algumas centenas de estudantes para trazerem um amigo para um teste em seu laboratório. Os voluntários responderam questionários detalhados sobre como viam suas próprias personalidades e a de seus colegas, tanto em momentos de sobriedade como de embriaguez.
Através disso, ela pode examinar mudança em características como conscienciosidade, extroversão e amabilidade.

Professor Aloprado?
Em seguida, Winograd e seus colegas analisaram as respostas em busca de pontos em comum de características comportamentais, descobrindo quatro tipos distintos de "bêbados", que eles batizaram de acordo com algumas personalidades famosos do cinema e da literatura.
O bêbado Ernest Hemingway, assim como o próprio escritor americano, mantém seu intelecto e sua capacidade de raciocinar mesmo com o consumo de álcool, e muda muito pouco quando se embriaga.
Já o tipo Mary Poppins é aquele bêbado alegre e agradável, mas que se mantém responsável durante toda a balada.
O Professor Aloprado começa a noite tímido, mas de repente se torna mais extrovertido e até um pouco "saidinho".
Por fim, o bêbado Mr. Hyde (o personagem malvado do clássico O Médico e o Monstro) é aquele que se torna mais desagradável e irresponsável quanto mais bebe.

Leia matéria completa no BBCBrasil 


Nenhum comentário: