quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Homenagens e “homenagens”

      
Conversei com um amigo que, assim como eu, é avesso a certas “homenagens” que se fazem às pessoas, mas onde quem homenageia busca apenas colher algum dividendo às custas do “homenageado”. Dizia eu que havia notado a sua ausência no evento em que o governo municipal, através da Secretaria de Comunicação (leia-se Valdomiro Silva) homenageou profissionais da imprensa feirense, oferecendo-lhes uma placa comemorativa onde se lê: “A Imprensa de Feira de Santana – fulano de tal faz parte dessa história”. Fiz ver a ele que aquela era uma homenagem justa e bem fundamentada, vez que os profissionais homenageados, eu e Maura entre eles, militam na imprensa feirense há cerca de 20, 30, 40 ou mais anos. Além disso, havia ainda a palestra do mestre José Carlos Teixeira sobre a relação entre a Imprensa e o Poder, e mais a oportunidade cada vez mais rara de reencontrar velhos colegas e amigos. Dessa vez, meu amigo, você perdeu uma agradável oportunidade.

Ainda sobre homenagens
         Eu realmente sou avesso a certas homenagens vindas do poder público. Trabalhei na Imprensa feirense por 35 anos e sempre tive amigos no poder público que quiseram me homenagear com alguma honraria, mas recusei todas. Principalmente da Câmara Municipal, da qual nunca aceitei e jamais aceitarei qualquer tipo de homenagem. Afinal, eu tenho um nome a zelar. A única homenagem que recebi do poder público, o fiz por influência dos meus amigos e me arrependi amargamente quando vi quem eram os demais homenageados. Quis voltar da entrada, mas não deu mais jeito. Paciência. Quem nunca errou na vida que atire a primeira pedra.

Facebook
         Depois de muito tempo afastado, voltei a visitar o Facebook. Abro e dez ou quinze minutos depois fecho. Por dois motivos: a) Não posso me demorar lendo, por conta da precariedade da minha visão. b) Está ainda mais difícil encontrar vida inteligente por lá.

Porralouquice
         Às vezes atendo ao telefone fixo da minha residência e uma máquina diz que ainda não identificou o pagamento do meu Vivo. Ainda que eu não pagasse os meus compromissos em dia, ainda resta o detalhe de que eu não tenho telefone da Vivo. Meu fixo é da GVT (pago rigorosamente em dia) e tenho um celular Tim. Pré-pago.

Culinária russa
         Isauro Neto postou no Facebook essa foto de um delicioso prato da culinária russa que ele mesmo preparou: Rozkovo.

Balanço
         O desgovernador da Bahia, Ruim Costa, fez um balanço do primeiro ano da sua Gestão. Sobre Feira de Santana, destaque para o novo hospital regional prometido e não construído, ele desculpou-se, alegando que esse ano não foi possível, mas que, no próximo ano, ou seja, cerca de duas semanas, ele vai abrir licitação. Primeiro para o hospital de Salvador, depois para o de Feira. Entre a licitação, o início (se houver) e a conclusão das obras, no ritmo do governo, ponham aí mais ou menos 15 anos. Mais ou menos o tempo que levou para inaugurar o metrô de Salvador, com apenas 12 KM de linha. E ainda ficam faltando cumprir promessas feitas desde o primeiro do PT na Bahia (9 anos): Pólo de Logística (com linha Férrea e aeroporto de cargas), Centro de Convenções, a efetivação e normatização da Região Metropolitana de Feira de Santana, entre outras inúmeras promessas nunca cumpridas. 2016 é um ano eleitoral, ano em que os políticos fazem muitas promessas mesmo sabendo que não irão cumpri-las. O voto é seu. Faça o que quiser com ele. É um direito seu. Mas não reclame depois.

Mentiras e enganações
         Quem me conhece sabe que eu defendo com intransigência o direito de cada um expressar a sua opinião, mesmo que com ela eu não concorde. Isso é o cerne da democracia. Mas quando as pessoas começam a mentir, publicar inverdades, fotomontagens, atribuir a adversários os seus males feitos, transferir responsabilidades pelos seus próprios erros, eu não posso aceitar, fico indignado. No desespero de defender o indefensável, sabe-se lá com quais interesses, as pessoas usam e abusam das mentiras, enganações e falsos testemunhos. O pior, é que algumas dessas pessoas são próximas de mim e, pasmem, algumas até eu já admirei um dia. E aí eu me lembro do amigo que disse que o meu defeito é acreditar que alguns valores não mudam, querendo dizer com isso que eu não embarco no jogo do “Maria vai com as outras”. Os meus valores de honestidade, ética, moral e respeito ao próximo, não mudaram e nunca mudarão. Mas, reconheço meus erros, inclusive o maior de todos: Ter acreditado nas mentiras de Lula e votado nele na primeira vez em que se elegeu.

Natal
         Quero pedir um favor, meus amigos. Neste natal, festejem, comam, bebam, namorem, brinquem, cantem, divirtam-se para valer, mas, não se esqueçam do aniversariante. Ele é o foco principal da festa. Jingobel e tin tin para todos vocês.

*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*



Por hoje é só que agora eu vou ali dar um abraço em meu irmão JC. Vocês o conhecem? Ele é um cara muito legal mesmo.





Nenhum comentário: