quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Papai Noel vs Jesus Cristo

         A lenda pode ter se baseado em parte sobre a figura histórica de São Nicolau, e em parte a uma figura similar do folclore grego e bizantino, Basílio de Cesareia. O Dia de São Basílio, 1.º de janeiro, é considerado a época de troca de presentes na Grécia. O personagem Papai Noel ou Pai Noel (Noel é natal em francês), foi inspirado em São Nicolau, arcebispo de Mira na Turquia, no século IV. Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas. Foi declarado santo depois que muitos milagres lhe foram atribuídos. Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha, onde ganhou o nome de Santa Claus, e daí correu o mundo inteiro.
         Enquanto São Nicolau era originalmente retratado com trajes de bispo, atualmente Papai Noel é geralmente retratado como um homem rechonchudo, alegre e de barba branca trajando um casaco vermelho com gola e punho de manga brancos, calças vermelhas de bainha branca, e cinto e botas de couro preto. Essa imagem se tornou popular nos EUA e Canadá no século XX devido à influência da Coca-Cola, que na época lançou um comercial do “bom velhinho” com as vestes vermelhas.
         Na versão americana, ele mora em sua casa no Polo Norte, enquanto na versão britânica frequentemente se diz que ele reside nas montanhas de Korvatunturi na Lapônia, Finlândia. Papai Noel vive com sua esposa Mamãe Noel, incontáveis elfos mágicos e oito ou nove renas voadoras que puxam o seu trenó. Outra lenda popular diz que ele faz uma lista de crianças ao redor do mundo, classificando-as de acordo com seu comportamento, e que entrega presentes, como brinquedos ou doces, a todos os garotos e garotas bem-comportados no mundo, e às vezes carvão às crianças mal comportadas, na noite da véspera de Natal.
         Há bastante tempo existe certa oposição a que se ensine crianças a acreditar em Papai Noel. Alguns cristãos dizem que a tradição de Papai Noel desvia das origens religiosas e do propósito verdadeiro do Natal. Outros críticos sentem que Papai Noel é uma mentira elaborada e que é eticamente incorreto que os pais ensinem os filhos a crer em sua existência. Ainda outros se opõem a Papai Noel como um símbolo da comercialização do Natal, ou como uma intrusão em suas próprias tradições nacionais.
         A troca de presentes à época das comemorações pelo nascimento do Cristo, deve-se à lenda cristã de que três reis foram até o estábulo onde nascera o menino Jesus, que estaria fadado a ser o Rei dos Judeus, e levaram-lhe presentes: Ouro, mirra e incenso. Erroneamente atribui-se à igreja Católica o estímulo à troca de presentes e à figura do Papai Noel. Pelo Contrário, os líderes católicos em todo o mundo instruem os fiéis a que valorizem mais a figura do aniversariante, Jesus Cristo, refletindo sobre os seus ensinamentos e agindo em acordo com eles não só no dia 25 de dezembro, mas durante o ano todo.
         O problema é essa tendência que temos a valorizar futilidades em detrimento de coisas importantes. O próprio Jesus, ao chegar ao templo em Jerusalém, e ver tantos mercadores (camelôs) vendendo lembrancinhas em seu nome, perdeu as estribeiras e tomando do chicote passou a chicotear os “vendilhões do templo” e quebrar suas barracas, desautorizando veementemente o estimulo do comércio em seu nome. Deus é imaterial (espírito) e não se confunde com dinheiro (matéria). Por isso mesmo, quando perguntaram a Jesus se deveriam pagar tributos a Roma, ele foi bem claro: O rosto estampado nas moedas é o de César. Portanto, a César o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus.
         Entretanto, não podemos invalidar a alegria das crianças ao receber presentes no dia de Natal. Mas, sem mentiras. Tão logo a criança alcance idade para entender que Papai Noel é só um símbolo, uma lenda natalina inspirada em homens bons, isso deve ser ensinado a elas. Inclusive, frisando que nem todas as crianças recebem presentes, pois nem sempre seus pais podem compra-los, e que, quando isso acontece, buscam compensar com amor, com carinho, alegria e brincadeiras, interagindo mais com elas em seu mundinho de fantasias.
         E aqueles que podem comprar muitos presentes, comprem alguns extras e levem seus filhos com vocês para doar àquelas crianças que não tiveram essa alegria naquele dia. Vão mais além. Convidem pessoas solitárias a compartilharem das suas ceias, visitem enfermos, consolem os que perderam entes queridos, enfim, sejam cristãos de verdade nestes tempos de Natal.
         Jesus, penhoradamente, lhes será grato.
         Feliz Natal!

Nenhum comentário: