quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

TRÂNSITO


Aguarda-se, com grande expectativa, um esquema especial da Transalvador para a Avenida Sete, trecho entre Mercês e São Bento, a fim de ordenar o tradicionalmente caótico trânsito neste período de compras natalinas. Regular o estacionamento, inclusive de carga e descarga, seria atitude primordial. Bem, de resto, claro, a manutenção de agentes a pé ao longo do trecho, para evitar os conflitos muito comuns nesta época.


A nova regulamentação do Seguro Desemprego foi uma estratégia para reduzir custos

A crueldade de quem já sabia da demissão em massa
Logo no início deste ano, uma nova regulamentação do Seguro Desemprego dificultou sobremaneira o acesso dos desempregados a este benefício. Sob o argumento de que havia fraudes (sempre há, claro, neste país), duplicaram o prazo para que o trabalhador tenha direito a receber, e criaram uma série de novas exigências.
A verdade nua e crua, porém, é que o governo, desde os tempos da campanha para a reeleição de Dilma, sabia o que viria pela frente e tinha, claro, consciência do desemprego em massa que hoje vivemos. Então, para “economizar” nos gastos, foram criados mecanismos que têm deixado de fora uma multidão de pessoas demitidas.
A meu ver, uma crueldade dupla: economizar em cima de um benefício social, sempre amplamente alardeado em campanhas eleitorais recentes, e tudo isso porque já se sabia, claro, do caos econômico que viria. Mas é isso aí...

Uma vergonha nacional
Entre muitas, refiro-me especificamente à existência escancarada da Cracolândia, notadamente em São Paulo.
Já se tornou tão comum esse gueto, que o local aparece como “personagem” secundário em reportagens sobre drogas, tráfico etc.
Ou seja, é como um repórter ir a um açougue para ouvir opiniões sobre a alta do preço da carne. Até quando?
Por que não falam deles?
É curioso como NENHUMA reportagem, conferência, estudo etc. a respeito do suposto aquecimento global, provocado (sic) pela emissão de gases que geram o efeito estufa, jamais se refere à contribuição que os aviões dão para isso.
Fala-se em automóveis, ônibus, queimadas e até em bufa de boi e vaca, mas o avião, que lança lá em cima, toneladas e gases resultantes de combustível à base do petróleo, segue intocado. Hum...

Cuidados na estrada (I)
Nesses tempos de férias e muitas viagens, motoristas preferem viajar à noite (o que, aliás, já disse e repito aqui: é extremamente perigoso). Mas que decide enfrentar isso deve, necessariamente, estar descansado. Um levantamento da Associação Brasileira do Sono (ABS) aponta que dormir na direção é a causa de 20% do total de acidentes envolvendo veículos no País.

Cuidados na estrada (II)
De acordo com  Edson Kayanuma, médico e supervisor de Saúde da Ford, além do risco de adormecer ao volante, a sonolência prejudica o tempo de reação, de decisão e a atenção de quem dirige, efeitos semelhantes ao de estar sob a influência de drogas ou do álcool.
 Portanto, todo cuidado é pouco, sempre lembrando a máxima infalível que diz: a pressa é inimiga da perfeição.

Nenhum comentário: