terça-feira, 29 de dezembro de 2015

O sangue ferveu

         
Eu disse, e reafirmo aqui, que Chico Buarque cantando e compondo é um gênio, mas, falando é uma merda. Depois li no facebook uma postagem de alguém, não sei se relativa ao que eu havia dito, de que “ouvir alguém dizer que Chico Buarque é uma merda fez seu sangue ferver”. Bem. Por mim pode até entrar em ebulição, afinal, o choro é livre. Mas, eu não disse que Chico Buarque é uma merda, referi-me, apenas, ao que ele fala e escreve, inclusive em livros chatos.  Ele é bom compondo e cantando músicas. Pusta poeta. Não pensasse assim, não teria todos os seus discos, em vinil, inclusive. Entendam, eu gosto do artista, não do homem. E quem gosta muito dele eu recomendo que compre o barraco e o convide para morar junto.

Vida inteligente
         Eu disse outro dia aqui que passo muito pouco tempo no facebook, apenas 10 a 15 minutos por dia. Porque está cada vez mais raro encontrar vida inteligente por lá. A grande maioria é de gente sem conhecimentos gerais que se mete a opinar em assuntos sobre os quais não sabem porra de nada. Essa gente que não sabe separar opinião de paixão e espuma de raiva quando alguém emite uma opinião que não seja a que ele gostaria que fosse. Como Chico Buarque, que foi para a porta da Globo, com uma corriola de artistas como ele, mandar Alexandre Garcia Calar a Boca porque havia noticiado que as pesquisas apontavam que lula não ganharia as eleições daquele ano, como realmente não ganhou, entende bem disso. Eles não gostaram da notícia e voltaram sua ira contra o jornalista que apenas noticiou o fato, como era o seu dever. São como aquelas pessoas que hostilizaram a blogueira cubana que discorda do regime dos irmãos Castro. Inimigos da liberdade de expressão para quem os meios de comunicação devem veicular apenas notícias que lhes interessam. Eu que estou acostumado a conversar com gente inteligente e bem informada, e que debate pontos de vista de forma civilizada e sem agressões de qualquer espécie, passo ao largo dessa gente. Favor não se aproximarem de mim.

Contrassenso
         “Hoje você é quem manda falou tá falado, não tem discussão. A minha gente hoje anda olhando de lado e falando pro chão. Você que inventou esse estado, inventou de inventar toda escuridão. Você que inventou o pecado, esqueceu-se de inventar o perdão”. Não é um contrassenso alguém que criou estes versos fazer o que Chico Buarque está fazendo? Coibir a liberdade de expressão é para ditadores e não democratas. Mas, amanhã vai ser outro dia...
Carlos Geilson
         Em entrevista ao programa Acorda Cidade o deputado Carlos Geilson revelou que cada parlamentar da Assembleia Legislativa da Bahia tem direito a R$ 1,3 milhão de emenda impositiva, mas o governo não garante a total liberação do recurso. Segundo ele, o governador Rui Costa “acena pagar apenas R$ 850 mil”. “O governo não cumpre e a gente fica pressionando o presidente Marcelo Nilo para acionar o governador na justiça, mas o presidente é aliado de Rui Costa e fica protelando”, disse ele.

Impositivo uma ova
         Num passado recente era comum se ouvir deputados e senadores bradando aos microfones dos veículos de comunicação, que colocaram emendas ao orçamento da união ou do estado, com esta ou aquela louvável finalidade. Os profissionais de imprensa menos atentos, festejavam e teciam loas ao político que demonstrava ser atuante e atendia às expectativas dos seus eleitores. Eu mesmo cheguei a cair nesta armadilha, até que entendi que as tais emenda teriam que ser liberadas pelo executivo, senão, de nada adiantariam. E quase nunca eram liberadas. Descoberta a mutreta eleitoreira, os parlamentares apressaram-se em votar leis criando o “Orçamento impositivo”, no qual todas as verbas previstas, inclusive de emendas parlamentares, terão que ser forçosamente aplicadas para a finalidade que foram destinadas. Mas isso também ficou só no papel, como acaba de demonstrar o ‘desgovernador’ da Bahia, Ruim Costa.

O passado condena
         O jornal O Globo noticiou que o atacante Sergi Guardiola, de 24 anos, viveu o dissabor de ter seu contrato com o Barcelona rescindido apenas três horas depois da assinatura do vínculo com o clube. Isso porque, descobriram-se em postagens de dois anos atrás, em seu Twitter, mensagens suas enviadas a um primo, ofensivas ao Barcelona e à Catalunha. Por volta das 22 horas, no horário local, o clube anunciou que tinha rescindido o contrato do jogador, assinado no início da noite desta segunda-feira. Depressa se pega um farsante.


*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_

Por hoje é só que agora eu vou ali caminhando e cantando, seguindo a canção.

Nenhum comentário: