sexta-feira, 27 de março de 2009

13ª Vergonha


Num momento em que toda população brasileira assiste, indignada, a proliferação dos escândalos envolvendo políticos, um momento em que toda a classe política encontra-se em xeque por conta dos descalabros cometidos contra os interesses dos cidadãos, vem o vereador David Neto (PMN) trazer para a Câmara Municipal uma proposta indecente. Quer o referido vereador, receber 13° salário.
Tentando justificar um erro com outro, ele diz que o 13° salário para vereadores “é constitucional e adotado em diversos municípios brasileiros”. O vereador talvez não saiba que nem tudo que é legal é moralmente correto. Se for para exigir direitos trabalhistas, previstos na Consolidação das Leis do Trabalho, o vereador deveria ter defendido também, com unhas e dentes, o dever de ter folga apenas 30 dias por ano, como qualquer trabalhador comum.
Ele também deveria pleitear que os vereadores trabalhassem oito horas por dia, e abdicar de benesses como auxílio isto, auxílio aquilo, verba A ou verba B, que sai pelo ralo dos cofres públicos já tão explorados, roubados mesmo, por políticos gananciosos e desonestos. Eu não tenho conhecimento, e vou ficar atento, sobre qualquer projeto ou atitude do vereador David Neto, em prol daqueles que o elegeram e dele esperam mais do que propostas indecentes.
É claro que a Câmara Municipal é composta, em sua maioria, por pessoas decentes, e que certamente não irão compactuar com essa vergonha. Caso contrário, corremos o risco de ter aprovados pela Câmara Municipal a nomeação de diretores de garagem, a exemplo do Senado Federal, que recentemente indignou todo o País.
O que se espera da Câmara Municipal são projetos e ações que beneficiem a cidade e defendam os interesses da população. Essa mesma população que paga os salários dos excelentíssimos vereadores. Mas, em regra geral, não é o que tem acontecido. A Câmara derrubou o projeto que preservava o vale transporte de papel. A Câmara rejeitou o projeto que reduzia o recesso parlamentar. Como se não bastasse, vem o vereador David Neto propor mais essa vergonha.
O vereador David Neto é novato no Legislativo, e talvez, deslumbrado, não esteja lembrando que o mandato dura apenas quatro anos. Nestes meus 30 anos de jornalismo vi passar pelo Legislativo feirense dezenas de vereadores que, por não se lembrar disso, não foram reeleitos. São os vereadores de um mandato só. Talvez seja o caso do vereador David Neto.
Em todo caso é bom lembrar que o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) caiu drasticamente este ano, o que tem deixado muitos prefeitos de cabelo em pé e sem dormir direito. Não é hora de gastar dinheiro para alimentar vereadores gananciosos.

Nenhum comentário: