sexta-feira, 13 de março de 2009

Pra que Polícia?


O episódio recente da prisão de coronéis da Polícia Militar, que estariam fraudando licitações da corporação, o noticiário diário dando conta da prisão de policiais criminosos, e a total insegurança em que vive a população, são fatos que devem ser refletidos por cada cidadão, e devem servir de motivo para uma reação popular, para forçar uma ação política que venha a por ordem nas coisas. Do jeito que está é que não pode ficar.
A força policial militar foi concebida para auxiliar as Forças Armadas, cujo principal papel é defender o território nacional de possíveis inimigos. Cabe à Polícia Militar e à Polícia Civil, combater o crime nas ruas, investigando e prendendo criminosos comuns, seja ele quem for, pois a lei, precipuamente, é igual para todos.
Porém, está mais que claro que nenhum destes objetivos estão sendo atingidos. A PM mostra-se cada dia mais desaparelhada para exercer o seu papel. Não recebe o apoio devido por parte do Executivo e do Judiciário. Os policiais estão despreparados, mal armados e mal pagos, vivendo em favelas e com seus filhos estudando em escolas ruins. Vivem com medo de se expor, pois muitos dos seus próprios vizinhos são bandidos que atentam contra as suas vidas.
Neste cenário em que cada cidadão honesto é tido como “otário”, e que só se dá bem quem é “esperto”, é fácil ser envolvido pelo crime organizado. É um terreno fértil para a corrupção. O resultado é que os bandidos estão soltos, fazendo e acontecendo, dominando bairros inteiros, e os cidadãos de bem encarcerados em suas casas, com os policiais sem forças para cumprir o seu papel.
Creio que é chegada a hora de se colocar as cartas na mesa. Não há mais como esconder a sujeira debaixo do tapete. Temos que parar de fingir que não vemos o que está aí, bem à nossa frente, a nos ameaçar. A sociedade tem que reagir, exigir dos governantes uma ação efetiva para combater a criminalidade e dar efetiva segurança a quem lhes paga para defender seus interesses. Na organização empresarial, quando um empregado não corresponde à expectativa do patrão, ele é demitido.
Por outro lado, como o Brasil é um país pacifista, as Forças Armadas não têm muito que fazer. Eu costumo dizer que o serviço militar no Brasil é o melhor emprego do mundo. Casa, comida, roupa lavada, atendimento médico e dinheiro no bolso. Nada de guerras. Quando muito, uma força tarefa para integrar às forças de paz da ONU.
Sendo assim, então, pra que polícia? Melhor pegar a parte sã que ainda existe na corporação, integrá-la às forças armadas e colocar Exército, Marinha e Aeronáutica nas ruas, para o eficaz combate aos criminosos comuns e ao crime organizado.
Não vejo outra saída. À exceção, talvez, de uma guerra civil.

Nenhum comentário: