sábado, 4 de julho de 2009

Artigo da Semana


Boas e más notícias

Aqui no jornal NoiteDia primamos pelas notícias boas. O noticiário local (jornal, rádio e TV) já é recheado de más notícias. Não por culpa dos repórteres e editores, mas porque a morbidez humana faz com que as atenções se voltem mais para as tragédias do que para alvíssaras. Eu me lembro que quando da primeira visita do Papa à Bahia, o jornal Feira Hoje montou um sistema de cobertura espetacular e aumentou a tiragem do jornal. O que encalhou de jornal nas bancas foi uma grandeza. Pouco tempo depois, a Polícia prendeu “Jair do Pega” e o jornal teve sua tiragem esgotada. Assim caminha a humanidade.
Eu passei dez dias fora da cidade, fui pra roça, fiquei sem rádio e sem notícia das terras civilizadas. Quando retornei, segunda-feira passada, encontrei boas e más notícias. De cara, soube do falecimento de Wellington Sampaio Nunes, meu amigo de infância, uma pessoa querida na cidade dado ao seu caráter, sua simplicidade, honestidade e sinceridade. Fazer o que? É o destino de todos nós. Lamento que tenha ido tão cedo (ele era mais novo que eu).
Mas, por outro lado, recebo a notícia de que meu amigo Edson (Caboré do Bradesco) já está de volta ao batente, apesar do seu sério problema de saúde. É por aí. Eu costumo dizer que se eu parar de trabalhar eu morro mais depressa (Zé Coió também pensa assim). Para mim, está morto o homem que se aposenta, veste um pijama e não faz mais nada na vida a não ser encher a paciência de familiares e amigos. O trabalho mantém o cérebro ativo e dá ânimo para continuar a viver. Já a cabeça vazia é a oficina predileta do Cão.
Recebo também a notícia de que Osvaldo Ottan, uma pessoa de quem só recentemente tive maior aproximação, também está com um problema de saúde, mas está enfrentando com fé e firmeza, e, tenho certeza, irá superar a doença. Ottan é uma dessas pessoas que não precisam fazer força para agradar. Ótimo caráter, homem de fé, empresário competente. Quem o conhece sabe das dificuldades que ele passou e como ele superou tudo, com muito trabalho.
Soube também que os festejos juninos, a exemplo da Micareta, transcorreram em paz na minha cidade. Graças a Deus! Parece que estamos aprendendo a brincar sem violência. É muito bom voltar para casa depois de um feriadão, e receber notícias boas. Alguém pode até dizer: “Cristóvam está doido. Fala de doenças e mortes, e ainda diz que são boas notícias”. Pois é. Eu sou daqueles que acha que o copo está mais ou menos cheio, e não mais ou menos vazio. O que busco passar para as pessoas que me cercam são palavras de coragem, esperança e fé.
Não enfaixo a cabeça antes que ela se quebre. Encaro meus problemas de frente. E mesmo diante da morte, eu me conformo, não apenas por saber que é a única certeza que tenho desde que nasci, mas porque aceito a vida como ela é e como Deus quer. Aos mortos, as minhas orações para que Deus lhes tenha em bom lugar. Aos que ainda estão aqui, o meu desejo de que continuem lutando, combatendo o bom combate, saboreando cada momento da vida que Deus deu a cada um de nós.
Tenham todos uma semana de muita paz!

Nenhum comentário: