segunda-feira, 27 de julho de 2009

Eu quero ir morar na Bahia


Eu quero saber onde fica esta Bahia que o governo do Estado anuncia nos meios de comunicação. Essa Bahia que tem boas escolas, com professores qualificados e bem pagos; a Bahia onde as estradas estão bem pavimentadas e conservadas; onde o homem do campo tem infra estrutura mínima necessária para produzir e viver com dignidade e respeito; onde a Justiça garante os direitos do cidadão e a Polícia a sua segurança; onde a população vive em suas casas próprias, com ruas pavimentadas, energia elétrica e água de qualidade. Enfim, é nessa Bahia que eu quero viver.
Ainda esta semana ouvi no rádio um apresentador perdendo as estribeiras com tanta propaganda enganosa. Não o censuro. Eu também não agüento mais ser enganado. Ouvi também o secretário estadual de Saúde dizer que vai solucionar todos os problemas do Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA), através de um convênio com a Santa Casa de Misericórdia, no valor próximo a R$ 100 mil.
A verdade (e podem verificar junto a quem de direito) é que o HDPA precisa do credenciamento junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) da sua unidade de Cardiologia. Mas o secretário condiciona isto à abertura da emergência do Hospital, que hoje funciona de forma ambulatorial. E para abrir a emergência, do jeito que o secretário quer, são necessários, no mínimo, R$ 800 mil a um milhão de Reais, por mês. Ademais, a portaria do Ministério da Saúde, que traz os requisitos para o credenciamento, portaria esta baixada pelo próprio Dr. Solla, quando secretário de atenção à Saúde, no Ministério, exige que o setor de Cardiologia tenha uma emergência, e esta, a unidade do HDPA tem.
Estamos novamente às voltas com greves de professores e policiais. O pequeno trecho que liga Feira de Santana a Salvador, porta de entrada da Capital, para quem trafega em veículos, está quase intransitável, e os acidentes acontecem a toda hora, ceifando vidas. Esta semana, oito pessoas morreram na estrada para Coração de Maria, quando o motorista de ônibus perdeu a direção nos buracos da pista e acabou caindo de uma ponte velha, estreita e mal conservada.
A obra do Hospital da Criança, que o governador prometeu em campanha, há quase três anos, e lançou pedra fundamental com festa e foguetes, caminha a passos de tartaruga. A obra do Centro de Convenções está paralisada. A lentidão do governo em tomar decisões, é a mesma que toma conta das suas iniciativas, das suas ações.
Eu não tenho mais esperanças de que essa Bahia que o governo propaga exista ou que venha a existir. Você caro leitor, também deve estar. Mas, não se preocupe. As eleições vêm aí. No próximo ano o governo vai tentar fazer, às pressas, tudo que deveria ter feito em três anos e não fez.

Nenhum comentário: