segunda-feira, 27 de julho de 2009

Célia Zain vai lançar CD com músicas de Noel Rosa tocadas ao piano

A cantora feirense Célia Zain, que desde pequena já cantava no coro da Igreja, formou-se em música pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e está para completar 10 anos de carreira cantando MPB. Para comemorar estará lançando, ainda este ano, um CD contendo 10 músicas, 10 clássicos de Noel Rosa. O acontecimento, ainda sem data nem local definidos, terá além dela, o músico Tito Pereira tocando piano.
Ela já tem quatro CDs gravados, Um com sucessos consagrados da MPB, e outro dedicado a Feira de Santana, intitulado “Portal do Sertão”, contendo 10 músicas “cantam” a história da cidade. Tem ainda um acústico e uma ópera negra intitulada “Bahiaiáiá”, que tem sido muito divulgado em Salvador e em outros estados. Mas, o mais procurado de todos é o “Portal do Sertão”, inclusive por escolas municipais.
Funcionária da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), lotada no Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), Célia Zain trabalha nos cursos e oficinas de música. Ela também atua em produção cultural e musical, além de ajudar a preparar novos talentos.
Desde 1987, quando conheceu o acervo de Noel Rosa, ela acalentava o sonho de gravar algumas das canções do compositor. “Não se fala de Música Popular Brasileira, sem falar de Noel Rosa. Ele só viveu 26 anos, mas foram 26 anos dedicados à música”, diz ela. Noel Rosa aprendeu ainda pequeno, a tocar bandolim com a mãe, e mais tarde viria a se tornar um grande violonista, sambista e grande compositor.
“O acervo de Noel tem 200 músicas, e todas têm muito a ver com as nossas vidas. Agora que se completaram 70 anos que estas músicas foram compostas, estão liberadas para domínio público, por isso posso gravar sem ter que pagar nada a ninguém”, revela Célia.
Segundo ela, a escolha de Tito Pereira para gravar o CD com ela, deve-se ao fato de que Tito é um grande músico e tecladista de técnica apurada. “Eu gosto muito do trabalho dele e levei dez músicas de Noel para ele ensaiar e gravar comigo. Ele topou o desafio e resultado será mostrado em breve”, diz.
Quem está acostumado a ouvir Mozart ou Beethoven ao piano, pode estranhar que alguém se atreva a tocar samba neste instrumento. Mas, segundo Célia Zain, o samba tocado no piano fica muito leve, muito alegre, gostoso de se ouvir. “E com o tempero brasileiro, fica fantástico”, afirma.

Nenhum comentário: