sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Artigo da Semana


Um estado falido

Justiça seja feita, a falência do estado da Bahia vem de longas datas, quando o ex-governador ACM esgotou a capacidade de endividamento dos cofres públicos. Contudo, outros governadores passaram pelo palácio de Ondina e, mesmo recebendo a “herança maldita”, conseguiram aqui e acolá, construir alguma coisa, desenvolver algumas ações. O ex-governador Paulo Souto, dizia que tirava “leite de pedra”, para poder realizar alguma coisa, mas realizava. Aliás, quem não acreditou nele, hoje chora lágrimas de sangue.
O atual governador, Jaques Wagner, passou o primeiro ano do governo imobilizado, sempre alegando que recebeu o Estado falido. Nenhuma novidade. No ano seguinte, ensaiou algumas ações e até deu inicio a algumas obras e ações, porém, sem muitos resultados práticos para a população que o elegeu e a quem ele muito prometeu.
Este ano, ainda perdido em seu (des) governo, se vê às voltas com greves de policiais e professores que, com justa razão reivindicam, não apenas melhores salários e pagamentos em dia, mas, também, condições de trabalho. Além disso, as estradas estão destruídas e sem segurança, levando a população de algumas localidades a realizarem manifestações, bloqueando estradas para chamar a atenção e aumentando ainda mais o transtorno de quem tem que viajar.
Recentemente um acidente ocorrido numa velha ponte entre Feira de Santana e Coração de Maria, que teve oito vítimas fatais, revoltou a população do lugar que destruiu parte da ponte exigindo solução. O governador declarou em alto e bom som que não tem dinheiro para recuperar nem a ponte nem a estrada, e ainda ironizou os moradores do lugar que destruíram a ponte, dizendo que por ela ainda se podia passar de moto, bicicleta ou cavalo.
Não tem dinheiro para recuperar estradas e pontes, mas tem dinheiro para gastar em corridas de Stock Car e em estádios para a Copa do Mundo. A festa é mais importante que a vida das pessoas que se arriscam diariamente nas estradas ruins da Bahia. Não governador. Não é a falta de dinheiro que trava o seu governo, mas, sim, a falta de competência de quem tem que decidir o que é prioridade.
Nos últimos 20 anos o governo de Waldir Pires entrou para história como “o pior governo da Bahia dos últimos tempos”. O seu, pelo andar da carruagem, vai conquistar esta marca.

HDPA
No próximo dia 11 o secretário estadual de Saúde, Dr. Jorge Solla, estará em Feira de Santana e deverá assinar o convênio tripartite entre o Estado, o Município e o Centro de Cardiologia do Nordeste da Bahia, para que o HDPA possa dar atendimento em cardiologia à população pelo SUS, enquanto o credenciamento do Ministério da Saúde não acontece. O ICNB vai construir, em seis meses, um centro cirúrgico específico para a cardiologia, o que possibilitará o credenciamento do serviço ao SUS. A construção, entretanto, só começará em setembro. Qualquer coisa dita em contrário é mentira, de pessoas interessadas em distorcer os fatos.

Nenhum comentário: